Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Governo tem novo sistema para gerir créditos da União

Postado em: 14/12/2016, às 23:26 por Redação

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) passa a contar com uma ferramenta para realizar a gestão dos créditos da União. Nesta terça-feira, 13,  foi entregue pelo Serpro o último módulo do "Sistema de Acompanhamento de Haveres Financeiros junto a Estados e Municípios", o Sahem. A solução permite o registro e o acompanhamento dos créditos provenientes, principalmente, de programas de financiamento e de refinanciamento de dívidas dos entes estaduais e municipais.

De acordo com a STN, a União tem a receber aproximadamente R$ 550 bilhões de estados e municípios. "São valores originários, especialmente, de refinanciamentos de longo prazo, pagos mensalmente. E não tínhamos um sistema integrado que nos permitisse racionalizar procedimentos e realizar, com praticidade, agilidade e segurança, a administração desse grande volume de recursos", afirmou o gerente da Coordenação-Geral de Haveres Financeiros da STN (Coafi), Adriano Oliveira.

Dentre as funcionalidades do Sahem, destaque para operações como a verificação de adimplência dos estados e municípios, dos saldos de créditos financeiros recebidos, do coeficiente de atualização monetária, bem como o controle dos contratos com honra de aval por parte da União. Além disso, a solução gera relatórios e extrai informações financeiras com base em outros grandes sistemas, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

"Hoje contamos com uma ferramenta mais moderna, que possibilita a otimização de processos, a eliminação de sistemas obsoletos e de difícil manutenção, além de reduzir o risco operacional em processos rotineiros, tais como inadimplência diária e publicação de informações", ressaltou o gerente de projeto da Coafi, William Louzada.

Metodologia Ágil

Para desenvolver o Sahem, o Serpro utilizou a metodologia ágil no seu polo de desenvolvimento de Florianópolis, o que garantiu a entrega do sistema com muito mais assertividade e participação do cliente. "O projeto foi iniciado em setembro de 2013 e a parceria com o Serpro foi fundamental para termos êxito. A entrega do sistema em módulos nos permitiu participar de todas as etapas, identificando necessidades e buscando o aperfeiçoamento da tecnologia", destacou o líder do projeto e analista da Coordenação de Sistemas e Tecnologia de Informação (Cosis) da STN, João Rodrigo Sousa.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top