Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Rede sem fio será usada pela polícia na Bahia durante Carnaval

Postado em: 15/02/2007, às 22:20 por Redação

A D-Link foi a vencedora da licitação, avaliada em mais de R$ 600 mil, para a implementação de redes sem fio na Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que serão usadas como suporte operacional para as unidades policiais garantirem a segurança de mais de 2 milhões de foliões esperados para o Carnaval de 2007, entre os dias 15 a 21 de fevereiro.

A empresa que comandou o processo decisório para a D-Link foi a Comdados, que atua há 18 anos no mercado de prestação de serviços e vendas de produtos de telecomunicações, informática e instrumentação. A rede interligará 37 módulos de segurança (unidades policiais), sendo 35 em Salvador e dois no interior do Estado, em Porto Seguro e Barreiras.

Os módulos de segurança são formados por Postos de Comando de Subárea (PCSAs) e Delegacias Especiais de Área (DEAs) ? cobertos em conjunto pelas policias civil e militar no esquema de segurança especial que acontecerá durante o Carnaval. Os circuitos Dodô (Barra), Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho) estarão totalmente integrados pelas redes de dados sem fio da D-Link, adquirida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Segundo Adriano Girão, gerente de contas da Comdados, o aumento da necessidade de maior mobilidade, somado às melhorias da tecnologia Wi-Fi que permitem atualmente conexões estáveis e seguras, transformaram-se num ambiente favorável para a implementação do projeto. ?A redução de custos e a possibilidade do aproveitamento do uso da tecnologia após o período de carnaval ? o que não seria possível com o uso de redes cabeadas ? mostrou que a D-Link era a opção mais conveniente para a Secretaria?, completa Girão.

Durante o Carnaval, a rede de dados sem fio será utilizada por mais de 600 servidores entre policiais civis, militares e agentes administrativos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Em 2006, a instituição inaugurou o uso do Wi-Fi, e constatou benefícios como rapidez na instalação, redução de custo com relação às redes cabeadas, facilidade de configuração da rede, e a possibilidade do aproveitamento integral dos equipamentos após o carnaval. Esses foram os grandes impulsionadores do investimento feito neste ano, que foi de R$ 92 mil em equipamentos D-Link, formados por 40 access points DWL-3200AP e 250 placas DWL-520.

?Durante 2006, evoluímos na pesquisa de novas soluções, agregando segurança e confiabilidade, o que permitiu especificarmos o uso de equipamentos mais robustos e que servirão de base para o projeto de expansão de redes de dados nas unidades policiais ainda não informatizadas?, explica Egberto Lemos Filho, diretor de TI da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Lemos ainda acrescenta que o uso dos equipamentos sem no projeto superou as expectativas da instituição: ?A excelência das redes de dados Wi-Fi superou as expectativas a partir do momento em que agregou valor no uso da tecnologia por permitir que a polícia pudesse trabalhar com maior rapidez e flexibilidade, dando mais mobilidade às ações policiais.?

Durante todo o período do carnaval a equipe técnica da Comdados estará de plantão dando todo o suporte necessário para o funcionamento da rede em missão crítica.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top