Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

TCU tem nova versão de sistema para prestação de contas públicas

Postado em: 15/02/2016, às 18:21 por Redação

O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizará, a partir desta segunda-feira, 15, a nova versão do e-Contas, sistema que gerencia a recepção das contas anuais dos órgãos e entidades da administração pública federal.

Entre as inovações da nova versão destaca-se a melhoria em algumas operações e no fluxo do processo de trabalho para se atender as necessidades de gestores, unidades de controle interno, autoridades supervisoras e unidades técnicas do próprio TCU. Também são novas a criação de formulário eletrônico estruturado para inserção de informações sobre rol de responsáveis e a estruturação do mapeamento de unidades gestoras e órgãos do Siafi para cada unidade prestadora de contas (UPC).

Os custos relacionados à prestação de contas serão reduzidos e a utilidade das informações poderá ser potencializada por meio de análises automáticas. Contribuirá para essa melhoria o fato de que o e-Contas, em versões futuras, coletará informações orçamentárias e financeiras diretamente da base dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tais como o Siafi.

Para a divulgação da nova versão do e-Contas e também dos procedimentos relacionados à prestação de contas de 2015, que se iniciará neste mês, o TCU promoverá vários encontros em Brasília, com transmissão para os Estados via streaming e internet (YouTube). Nos dias 17, 18 e 22 de fevereiro, os encontros serão direcionados a gestores e servidores dos órgãos federais que prestam contas ao TCU, bem como a órgãos de controle interno e ministérios.

O sistema e-Contas teve sua primeira versão disponibilizada em março do ano passado. Os trabalhos nessa primeira etapa abrangeram um universo de mais de 4 mil usuários das unidades prestadoras de contas, órgãos de controle interno, órgãos supervisores e unidades técnicas do TCU. Além da melhoria da gestão do fluxo das informações, foi observada a racionalização do processo de trabalho, com a eliminação de grande volume de papel.

Entre os usuários do e-Contas, 98% são externos ao tribunal, o que caracteriza esse sistema como de utilidade para a administração pública federal e não somente para uso interno do TCU.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top