Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

OKI adquire controle da Itautec e juntas criam empresa de automação bancária e serviços

Postado em: 15/05/2013, às 07:45 por Redação
Acordo

A Itautec anunciou na manhã desta quarta-feira, 15, que está promovendo um importante redirecionamento estratégico por meio de um acordo com a japonesa OKI, o qual resultará na criação de uma nova empresa de automação e serviços no Brasil. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o grupo Itautec informa aos seus acionistas e ao mercado que firmou, nesta data, um contrato de compra e venda de ações com a Oki Electric Industry Co. Ltd., para formação de parceria estratégica nas áreas de automação bancária e comercial e de prestação de serviços. A Itautec pertence à Itaúsa, holding que controla o banco Itaú-Unibanco, Duratex e Elekeiroz.

Conforme os termos do acordo, a nova empresa, ainda sem nome definido, receberá aporte de R$ 100 milhões da OKI, que herdará a carteira de clientes e a tecnologia de produção das unidades de automação e serviços da Itautec. Com isso, OKI passa a deter 70% de participação na nova empresa e a Itautec, os 30% restantes. A operação está prevista para ser concluída em dezembro deste ano, conforme estimativa da Itaúsa, e está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao cumprimento de determinadas condições previstas no acordo.

O anúncio, feito hoje em evento na cidade de Tóquio, no Japão, destaca o objetivo da Itautec, que possui grandes empresas em sua carteira de clientes, como o próprio Itaú-Unibanco, e extensa rede de serviços em mais de 3,7 mil cidades, de conquistar maior participação no mercado de automação e serviços de TI por meio de um parceiro estratégico.

A OKI é uma das maiores empresas de automação bancária do Japão, tendo como carro-chefe caixas de autoatendimento (ATMs) recicladoras de cédulas, e é uma das líderes nos mercados da China, Rússia e Indonésia. Segundo ela, o acordo com a Itautec é parte da estratégia de expansão das atividades em mercados emergentes, como os da América Central e do Sul. Em nota, ela também diz que pretende construir uma base sólida no Brasil, atuando com projeto, desenvolvimento, fabricação e oferta de serviços de manutenção de caixas eletrônicos.

Após a conclusão da transação, a unidade de computação da Itautec, que também atua com a marca Infoway, será paulatinamente desativada. A companhia afirma que haverá cumprimento integral de todos os contratos e obrigações de fornecimento, manutenção e garantia dos equipamentos. O comunicado não diz se o acordo envolverá também a participação da Okidata, fornecedora de equipamentos e serviços de impressão no Brasil.

Recentemente, a Itautec promoveu mudanças em sua diretoria executiva com a saída de Mario Anseloni. O executivo havia assumido a empresa em janeiro de 2010 e foi o responsável pela execução de uma grande reestruturação nas operações, que envolveu desde a expansão e a reordenação do portfólio, reforço da atuação comercial, melhorias na gestão até demissões de trabalhadores de sua fábrica em Jundiaí, além de "ajustes'" no quadro de funcionários. Saneada, a empresa agora pôde se desfazer de boa parte de seus ativos.

Tags: , , , ,

9 Comentários

  1. Nicoli disse:

    O que a OKI vai fazer os tecnicos?????

  2. Ana Paula Silva disse:

    Quando a OKI dará início aos serviços no Brasil?Se manterá na planta atual em Jundiaí/SP?? Obrigada

    • Lucia disse:

      Oi Ana…
      qto a planta de Jundiaí, esta vai virar a rosa de Hiroshima, os japoneses vão explodir tudo!!!!!!!!!!

      • Regis disse:

        Teria de demitir só os vagabundos… o problema é que são muitos e, ainda tem costas quentes…Consequentemente, estes arrumarão um lugar ao sol enquanto quem trabalha será demitido, isto é uma regra!!!

  3. Lucia disse:

    AEEEEEE OKI, PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO…..
    ….. DE MILHARES DE CAUSAS TRABALHISTAS.
    VEJAM O QUE VÃO HERDAR:
    - AÇÃO TRABALHISTA CONTRA TRABALHO ESCRAVO.
    - ASSÉDIO MORAL.
    - EQUIPARAÇÃO SALARIAL DE TÉCNICOS TRAINEES POR 6 ANOS OU MAIS.
    - HORAS EXTRAS DE SOBRE AVISO.
    - PERICULOSIDADE NAS ATIVIDADES DOS TÉCNICOS DE CAMPO EM AUTOMAÇÃO BANCÁRIA.

    …BONS RECURSOS..

  4. Marcelo disse:

    Sera que agora os Tecnicos Vão ter aumento de salarios , Pois tem tecnicos que ta a 10 anos como iniciante . Vamos valorizar os Tecnicos ; Pois são eles que que Faz a Diferença . assim como Todos da Itautec….

  5. Trabalhador disse:

    Trabalho atualmente na antiga itautec agora OKI Brasil SA
    e digo a unica mudança que vejo são as cobranças e obrigações que aumenta a cada dia
    e como diz os comentários anteriores ainda sou técnico iniciante

  6. ex trabalhador disse:

    A Oki Brasil devia mandar todos esses vagabundos embora e contratar gente nova, a muitos ociosos nessa compania o que atrasará infelizmente uma empresa que veio pra mostrar trabalho.

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)