Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Hospital Infantil Albert Sabin implanta solução de certificação digital

Postado em: 15/08/2011, às 13:52 por Redação

Agilidade é um aspecto primordial para um hospital, e os investimentos em TIC nos últimos anos têm ajudado muito na forma como as instituições de saúde tratam essa característica. Há soluções de prontuários eletrônicos, que facilitam a troca de informações sobre pacientes entre os médicos; a virtualização, que além de fornecer velocidade para conseguir informação, gera economia com papéis; e soluções de segurança, automação da gestão hospitalar, entre outras.
Mas o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), do Ceará, focou em um ponto específico da administração para ganhar competitividade e assegurar qualidade e segurança em seus processos licitatórios, e implementou a solução de certificação digital, da Certisign, visando reduzir em até 30 dias o andamento das licitações.
De acordo com a Procuradoria Geral do Estado, a instituição médica é a primeira, no âmbito estadual, a utilizar esse sistema com formato 100% digital.
O hospital tem uma média mensal de 800 internações, 15.500 consultas, 30 mil exames laboratoriais e 350 cirurgias. O corpo clínico é composto por quase 300 médicos, e cerca de 1.300 funcionários, entre servidores do estado e terceirizados. A Certificação Digital atesta a identidade de uma pessoa ou empresa na internet. Trata-se de uma tecnologia reconhecida por lei que atribui um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a autenticação, a garantia jurídica e a confiabilidade dos documentos e dados enviados e recebidos eletronicamente.
O HIAS incluiu as licitações em seu processo de compra em 2010, quando foi utilizada a certificação digital pela primeira vez, para a compra de equipamentos para o setor de nutrição, tais como máquina de gelo, processador hidrocinético de água, picador de alimentos e autoclave (utilizada para esterilização de materiais).
A previsão, assim que o processo estiver amadurecido é que o tempo de compra, que antes era de dois a três meses, seja reduzido em 30 dias ou mais.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Alcy Pinheiro, o tempo médio com processos licitatórios 100% digitais pode ser reduzido de 30% a 50%, dependendo de cada caso. "Tudo fica mais rápido porque este tipo de processo não precisa da utilização de papel, é tudo digital", explica.
Walter Frota, diretor geral do HIAS, comemora o pioneirismo da instituição e diz que o projeto inaugura a integração do HIAS com a PGE. "Nós antecipamos esse processo quando iniciamos a certificação digital em todos os setores que participam de licitações. É uma conquista em todos os sentidos, porque se aceleramos um processo de compra de equipamentos, estamos acelerando também a qualidade do atendimento, já que estes equipamentos chegarão mais rápido ao Hospital", comenta.
Para tornar este processo uma realidade, cerca de 30 funcionários do HIAS foram treinados na PGE desde o começo deste ano. "Eles primeiro conheceram como funciona o sistema e agora estão tornando isso realidade. Os documentos são escaneados e em nenhuma fase desse processo se utiliza papel, tudo é digital e mais rápido", destaca o diretor.
Sobre as mudanças no parque de TI do hospital, ele informa que foi feito um investimento para adquirir os novos scanners para o processo de digitalização dos documentos. O hospital vem recebendo investimentos, tanto na área de TI, quanto na parte física, desde 2009, montante que soma R$ 8,581 milhões, provenientes de recursos estaduais e federais, para a total reformulação da instituição.
Entre os projetos para esse ano estão incluídos investimentos para a virtualização de todos os documentos do hospital. E, segundo a administração da instituição, ainda levará tempo para que 100% dos os arquivos passem a ser acessados digitalmente.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top