Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sabesp aprimora gestão no desenho de aplicativos

Postado em: 15/08/2011, às 17:40 por Redação

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa de economia mista onde o Governo do estado de São Paulo é o acionista majoritário, está dando um salto de qualidade no desenvolvimento de aplicativos de plataforma Java ao reorganizar os processos de gestão na área e implantar a ferramenta avançada IBM Rational Team Concert.
Com esta iniciativa, que contou com os serviços e a consultoria da Escala Informática, empresa de tecnologia de suporte a negócios, a Sabesp passou a exercer maior controle sobre todas as etapas da fabricação de software, obtendo ganhos de produtividade, segurança e escalabilidade.
Inicialmente, a nova solução monitora toda a manutenção do Sistema de Pareceres de Tecnologia da Informação, utilizado como piloto para o processo. Em breve, ela deverá beneficiar também a geração de código para outros sistemas e de outras plataformas. Como explica Ricardo Carvalheiro, gestor de TI da Sabesp, a necessidade de reforçar a gestão surgiu a partir de 2007, ano em que a companhia construiu seu portal em cima da plataforma IBM WebSphere portal, empregando algumas soluções da IBM Rational como as ferramentas para desenvolvimento RequisitePro, Clear Case, RSA e RAD.
A produção de sistemas de plataforma Java para melhor acompanhamento e gerenciamento requer a utilização de processo de Gerência de Configuração mais efetivo e prático. Esses desenvolvimentos "careciam de um controle formal, baseado em processos e instrumental específico, para entrega e compilação de executáveis, o que criava riscos na geração de versões e códigos-fonte", observa Carvalheiro.
Com o projeto do Portal, havia sido implementado um sistema de monitoração de versões de código, o IBM Rational ClearCase, que, embora fosse eficiente nesta tarefa, apresentava limitações de funcionalidades.
A fim de ampliar o gerenciamento e mitigar os riscos, a Sabesp optou por migrar para uma solução mais completa, a Team Concert, a qual, além de acompanhar as versões, permitia também controlar as alterações e manutenções efetuadas, identificando o fato gerador e o profissional responsável pela mudança. "O item segurança, importantíssimo para a continuidade do negócio, muitas vezes é subestimado, representando alto risco para a TI", justifica o executivo.
O gestor afirma que o projeto está trazendo para a Sabesp ganhos em relação aos controles de código e à entrega dos programas pelas fábricas contratadas. "Hoje podemos supervisionar, em detalhes, todas as fases ligadas ao desenvolvimento, identificando retrabalhos, erros e desvios, detectando oportunidades de melhoria no código", aponta o executivo. Outro aspecto favorável, acrescenta ele, é a escalabilidade alcançada, pois a abrangência da solução pode aumentar de acordo com a necessidade do negócio, englobando todo o desenvolvimento Java da empresa.
Em vista dos resultados positivos obtidos até agora, a Sabesp já está planejando portar os demais sistemas legados de plataforma Java para a gestão do Team Concert, abarcando depois os que foram projetados em outras linguagens, tais como Visual Studio e ASP. "Tão logo estes legados sejam migrados, iniciaremos a disseminação do processo de Gerência de Configuração para a plataforma DotNet", conclui Carvalheiro.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top