Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Nortel define estratégia WiMax para redes fixas e celulares

Postado em: 15/09/2005, às 18:25 por Redação

A Nortel apresentou hoje 15, no Canadá, a sua estratégia WiMax para redes fixas e celulares, por meio da qual pretende oferecer ao mercado produtos baseados nos padrões da indústria. A empresa adiantou que vai trabalhar em parceria com a Intel e a Airspan Networks, com o propósito complementar o trabalho em andamento, iniciado com a joint venture entre LG e Nortel.

Com os produtos WiMax, a Nortel pretende fornecer às operadoras fixas e celulares, operadoras a cabo, empresas de mídia e outros provedores de internet uma opção tecnológica diferenciada para oferecerem conectividade de banda larga a usuários residenciais e empresariais, por meio das redes existentes e de links wireless de última milha. Os produtos também vão complementar e estender o alcance das atuais redes celulares 3G.

Os produtos WiMax da Nortel para redes fixas vão operar nas faixas de 3,5 GHz e 5,8 GHz do espectro e com velocidades de transmissões de dados para o usuário final superiores a 1 Mbps ? comparáveis a muitas conexões DSL e de banda larga a cabo da América do Norte. Já os produtos para redes celulares vão, no início, operar na freqüência de 2,5 GHz e viabilizar velocidades ainda maiores, além da conveniência do acesso feito em qualquer lugar e hora.

"Estamos usando o que de melhor aprendemos com o sucesso de nossos negócios nas áreas da transmissão celular e de voz, assim como de internet, combinando tudo isso para criar soluções que sejam capazes de atender à crescente demanda por banda larga wireless", afirmou Mark Whitton, vice-presidente e gerente geral da unidade de Redes Wireless-Mesh e WiMax da Nortel.

A Nortel vai trabalhar com a Airspan Networks, visando a comercialização e a evolução das soluções WiMax nas freqüências mais altas, para implantações que não requeiram mobilidade total. Essas soluções serão utilizadas também para eliminar os onerosos circuitos DSL ou T1/E1 cabeados, que fazem o backhaul wireless, abrindo um caminho para a rentabilidade dos provedores de serviços. Já para o desenvolvimento de soluções WiMax/WiBro, baseadas no padrão 802.16e, a empresa vai trabalhar através da joint venture LG-Nortel.

As soluções WiMax para redes fixas da Nortel devem estar disponíveis comercialmente no primeiro trimestre de 2006. Suas soluções WiBro devem ser lançadas no mercado, após os testes em campo, a serem realizados ainda neste ano na Ásia, pela joint venture LG-Nortel. O lançamento de outras soluções móveis WiMax está previsto para depois dos testes de 2006 na América do Norte.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top