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A IoT e a convergência: como o uso da Internet das coisas pelo consumidor afeta as redes

Postado em: 15/09/2017, às 17:35 por Jessica Epley

Muitas vezes, quando as pessoas ouvem o termo Internet das Coisas (IoT), ou elas não fazem ideia do que seja, ou pensam em comerciais como o da Amazon, com o pai ligando o sistema de sprinkler para se livrar de visitas indesejadas. Geralmente definida como a conexão de objetos normais à internet para que possam enviar e receber dados, a IoT é um conceito relativamente novo, mas está se tornando cada vez mais importante para as vidas de muitos consumidores.

Embora a maioria das discussões sobre IoT se concentre em dispositivos inteligentes, muitos consumidores estão mais interessados em como esses dispositivos podem atender às suas necessidades específicas, como poupar tempo, acessar informações importantes e tornar suas vidas mais eficientes. Com os consumidores dependendo cada vez mais da IoT (muitas vezes sem nem mesmo perceberem), a convergência de rede passa a ter uma função fundamental para ajudar as empresas a atenderem às suas exigências de IoT.

Tecnologias que poupam tempo

De acordo com a Gartner, os consumidores terão mais de 26 bilhões de dispositivos de IoT até 2020. Muitas pessoas adotarão a tecnologia pois desejam automatizar os processos para poupar tempo. Isso permite que eles se concentrem no que é importante para eles, como suas famílias, trabalhos e lazer. O novo comercial da Mercedes-Benz é um dos melhores exemplos que eu tenho visto de como famílias modernas integram dispositivos com IoT em suas vidas normais para poupar tempo e priorizar atividades importantes.

Embora dispositivos com IoT possam aumentar a produtividade, eles são tão bons quanto a infraestrutura de rede na qual funcionam. O desafio para as operadoras é garantir que as redes sejam convergentes, para que dispositivos com IoT possam funcionar com velocidade e eficiência.

Acesso a informações em tempo real

Outro motivo porque espera-se que o setor de IoT gere aproximadamente US$ 11 trilhões para a economia global até 2025 é que os consumidores se tornaram dependentes da capacidade de acessar informações a qualquer momento.

O acesso constante a informações em tempo real será um importante motivo para que os consumidores invistam na IoT. Analistas da Cisco estimam que até 2020, a quantidade total de dados da IoT será de cerca de 600 zettabytes por ano, 275 vezes mais alta do que o tráfego atual de dados sendo enviado de data centers para dispositivos de usuários finais.

A transferência desses dados depende das redes e, ainda mais importante, da qualidade da rede. Conforme a IoT se torna mais valiosa para acessar informações, o valor de uma rede de qualidade também aumentará, portanto, a convergência de rede terá uma função importante no fornecimento rápido de informações para os consumidores.

Aumento de eficiência

Muitos dispositivos de IoT atuais concentram-se no aumento da eficiência, como o termostato Nest, que adapta automaticamente a temperatura de uma casa para aumentar a produtividade e reduzir os gastos de energia. Mas os consumidores não querem somente que esses dispositivos forneçam resultados, eles também querem que sua experiência com esses dispositivos seja eficiente. Em vez de terem que configurar dois ou três sistemas para um dispositivo funcionar, eles querem uma plataforma consolidada que seja fácil de instalar, usar e aproveitar os benefícios.

Assim como os consumidores contam com a eficiência de seus dispositivos com IoT, os dispositivos com IoT contam com a eficiência convergente da infraestrutura de rede na qual funcionam. Para aumentar a eficiência de sua infraestrutura, as operadoras estão se concentrando em como convergir suas redes.

Avanços na tecnologia de dispositivos com IoT ainda são relativamente novos. Os consumidores ainda tentam descobrir como querem integrar esses dispositivos em suas vidas. Este é o momento ideal para as empresas de telecomunicações se concentrarem na melhor forma de lucrar no futuro deste setor em expansão. As redes convergentes terão uma função fundamental para garantir que os consumidores possam utilizar a tecnologia de IoT em sua totalidade para desfrutar um estilo de vida cada vez mais digital.

Jessica Epley, especialista em desenvolvimento de conteúdo da CommScope, graduada em Administração pela Universidade da Carolina do Norte e com mestrado em Administração de Empresas pela Appalachian State University.

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