Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Mercado mundial de PCs retoma crescimento

Postado em: 15/10/2009, às 10:30 por Redação

Os sinais de recuperação do mercado mundial de PCs estão ficando mais consistentes. O número de unidades vendidas no terceiro trimestre superaram o total registrado no mesmo período do ano passado, que já havia apresentado bom desempenho. O resultado traz boas perspectivas para os fabricantes, tanto para estes últimos três meses do ano quanto em relação a 2010.
Segundo dados da IDC, entre julho e setembro foram vendidas 78,1 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 2,3% na comparação com o mesmo período de 2008, quando foram comercializados 76,35 milhões de PCs.
Já o Gartner aponta que no terceiro trimestre os embarques de PCs somaram 80,64 milhões de unidades, um aumento de 0,5% frente aos 80,47 milhões apurados entre julho e setembro de 2008. Para estes três últimos meses do ano, a consultoria estima que as vendas de PCs aumentarão 5,6% na comparação com igual período do ano passado.
O destaque no trimestre ficou por conta da Acer, que superou a Dell em volume de vendas e assumiu o segundo lugar no ranking. Isso confirma as previsões feitas nesta quarta-feira, 14, pelo presidente da fabricante taiwanesa de PCs, que esperava que a empresa ultrapassasse a Dell na disputa pelo mercado em breve.
Dentre os cinco principais competidores do mercado, a Dell foi a única fabricante a registrar queda nas vendas no período. Completando o ranking, a HP se manteve na liderança, enquanto que a Lenovo ocupa a quarta posição, seguida pela Toshiba, no quinto lugar.
Tanto IDC quanto Gartner frisam que foi muito significativo o desempenho do mercado de PCs no terceiro trimestre, principalmente porque apresentou crescimento frente a um período de forte desempenho, que foi o terceiro trimestre de 2008.
Com essa retomada, somada ao lançamento do Windows 7, que ocorre no dia 22 próximo, as consultorias avaliam que a indústria de PCs deve recuperar o crescimento em 2010.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top