Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Supercomputador Santos Dumont entra no ranking dos mais potentes do mundo

Postado em: 16/01/2017, às 11:07 por Redação

Maior supercomputador da América Latina, o Santos Dumont, da Atos,  entrou na mais recente edição do ranking TOP500 dos supercomputadores mais potentes do mundo. Ele é a primeira infraestrutura de Computação de Alto Desempenho em petaescala do Brasil, para uso livre por parte da comunidade acadêmica, e que faz parte de uma parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O equipamento, instalado em Petrópolis (RJ), possui capacidade para realizar 1,1 milhão de bilhões de operações por segundo.

Hoje, o equipamento possui mais de 40 projetos em andamento, em diversos segmentos de pesquisa, como química, física, engenharia, ciências biológicas, meteorologia, ciência agrárias, astronomia e outros.

Os HPCs (Computadores de Alta Performance) da Atos são projetados com base na experiência de Centros de P&D globais do grupo – um deles no Brasil – e em parcerias duradouras com grandes clientes ao redor do mundo. A tecnologia testada e comprovada de desenvolvimento conjunto busca otimizar o desempenho do código de simulação em sua relação com a arquitetura do supercomputador.

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top