Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Big data deve aumentar drasticamente demanda por armazenamento

Postado em: 16/04/2013, às 15:49 por Redação

À medida que a demanda por tecnologias e serviços de big data continua a crescer, o armazenamento de dados passa a ser uma parte crítica da infraestrutura. A IDC projeta uma taxa de crescimento médio composto anual (CAGR, na sigla em inglês) de 53% no volume de dados entre 2011 e 2016, o que representa um aumento significativo na necessidade de storage nos próximos anos. "Armazenamento será uma das áreas de maior investimento para big data e análise de dados nesse período", prevê o diretor de pesquisa de sistemas de storage da IDC, Ashish Nadkarni.

Segundo ele, a receita desse segmento saltará de US$ 379,9 milhões em 2011 para aproximadamente US$ 6 bilhões em 2016. "Essa alta virá em grande parte de sistemas otimizados de alta capacidade, entretanto, sistemas de armazenamento distribuído, baseados em software com discos internos para guardar informações já processadas, também serão usados por alguns usuários", afirma. Além disso, ele diz que as empresas continuarão a busca incessante por novas fontes de dados para levar a área de análise a novas descobertas. "Essa mudança acelera ainda mais o gasto com plataformas de infraestrutura e organização de dados."

Para a contratação de uma arquitetura de armazenamento, a performance foi o primeiro item citado pelos entrevistados pela IDC, com 68,6% das respostas. O custo, por sua vez, também é uma preocupação evidente, mencionada por 59,5% deles. Apenas 31% não haviam desenvolvido, até o primeiro trimestre deste ano, sistemas de armazenamento corporativo para infraestrutura analítica, mas disseram que planejam implantá-los em até seis meses.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top