Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Nova versão do Ubuntu Linux estará disponível a partir de quinta-feira

Postado em: 16/10/2007, às 19:50 por Redação

A Canonical, empresa européia que desenvolve o Ubuntu Linux, anunciou que a versão 7.10 das edições Ubuntu Server, Desktop, Kubuntu e Edubuntu estará disponível para download gratuito a partir de quinta-feira (18/10). O Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade de software livre.

De acordo com a COO da Canonical no Reino Unido, a 7.10 é o melhor trabalho da companhia e está disponível gratuitamente para todos. Segundo ela, o sistema tem alcançado o primeiro lugar em testes de capacidade de resposta e eficácia em atualizações de segurança. ?A plataforma Ubuntu tem pleno suporte e certificação, o que a torna uma escolha segura para usuários que querem explorar, implantar e aproveitar o Linux. O Ubuntu 7.10 reúne os melhores softwares livres e de código aberto disponíveis em um ambiente estável e robusto que simplesmente funciona", garante Silber.

Entre as principais funcionalidades da versão 7.10 para desktops, a Canonical destaca a configuração ?plug and play? para impressoras, bem como instalação automática de firmware para cartões de comunicação sem fio broadcom e suporte para sistemas de visualização ? para usuários de laptop, o software oferece suporte para projetor VGA externo, e para usuários intensivos, inclui a capacidade de gerenciar múltiplos monitores.

Os usuários com uma partição dupla de disco também podem, segundo a empresa, ler e gravar arquivos que estão localizados em uma partição Windows (incluindo NTFS), além de oferecer ao usuário a capacidade de pesquisar em todo o desktop, seja por arquivos, pastas, registros de chat ou fotos. Essa funcionalidade inclui o applet de barra de desktop, um local central no desktop dos usuários para todas as buscas locais e na web.

Já a edição do Ubuntu 7.10 para servidores apresenta segurança proativa e compatibilidade de hardware, além de fornecer uma plataforma rápida de implantação para desenvolvedores e empresas. No caso específico da segurança, aplicativos comuns de servidor, tais como Apache e Postfix, são protegidos com políticas padrão. Administradores podem desativar facilmente programas e recursos e adicionar políticas para atender aos seus requisitos específicos, segundo a empresa.

A versão para servidor inclui ainda um kernel para uso em ambientes virtualizados, suporte para autenticação LDAP, compatibilidade com clientes Microsoft Windows, incluindo Vista e três novos perfis de inicialização rápida, com suporte para configuração de servidor de banco de dados, impressora e e-mail, entre outros recursos.

As atualizações para o Ubuntu 7.10 serão disponibilizadas sem encargos para todos os usuários da plataforma. Esse serviço gratuito de manutenção inclui backports com novo suporte de hardware, pequenas atualizações e atualizações de segurança. Ele será mantido por 18 meses tanto no desktop quanto no servidor. Depois desse período, os usuários poderão fazer o upgrade gratuito para a nova versão.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top