Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sun lança plataforma de virtualização de servidores

Postado em: 16/11/2007, às 11:15 por Redação

Referência em software de virtualização de servidores, a VMware, empresa pertencente a EMC, a cada dia que passa ganha um novo concorrente, nesse que se tornou um dos mercados mais cobiçados pelos fabricantes de programas e que deve movimentar cerca de US$ 15 bilhões em 2009, segundo projeções do instituto de pesquisas IDC. Depois de Red Hat, Citrix, Microsoft e, mais recentemente, a Oracle, agora é a vez da Sun Microsystems anunciar a sua entrada na disputa por uma fatia desse segmento.

O comunicado foi feito pelo vice-presidente executivo de software da Sun, Rich Green, durante o evento anual da Oracle, o Oracle OpenWorld, que terminou na quinta-feira (15/11), em San Francisco (EUA). A anfitriã já havia aproveitado o encontro para anunciar o seu software de virtualização, o Oracle VM, que, segundo a empresa, é três vezes mais eficiente do que os existentes para plataformas x86 e x86-64.

Assim como o software da Oracle, a plataforma da Sun, batizada de Sun xVM, é baseada na tecnologia de código aberto Xen Hypervisor e suporta os sistemas operacionais Windows, Linux e Solaris. De acordo com Green, a Sun está trazendo muitos dos seus ativos para a plataforma de virtualização, incluindo o acesso ao Solaris 10 e recursos tais como o método de gerenciamento de armazenamento Zettabyte File System (ZFS) e o Predictive Self-healing para detecção e diagnóstico automáticos com a Fault Manager Architecture (FMA) do Solaris.

O executivo disse ainda que a Sun também está colaborando com a Red Hat e a Microsoft para fornecer apoio para as suas diferentes plataformas de virtualização. No contexto das tecnologias de virtualização VMware, Oracle, Red Hat, Citrix, Microsoft e outros, Green disse que os usuários terão várias opções com diferentes pontos de otimização. "Nosso foco é sobre como tirar o máximo poder dos sistemas operacionais, e nesse sentido somos totalmente agnósticos e abertos", afirmou. Na avaliação dele, a líder em virtualização de servidores x86, a VMware, detém atualmente apenas 9% de participação de mercado, o que indica que a virtualização ainda está no início do seu ciclo de vida.

Durante uma conferência de imprensa após a sua palestra Oracle OpenWorld, o CEO da Sun, Jonathan Schwartz, delineou o que ele considera ser a vantagem do xVM sobre produtos concorrentes. Primeiro é o modelo de negócio. O xVM é distribuído livremente. Além disso, o código-fonte das tecnologias do Solaris é aberto ? ZFS, FMA, Crossbow e DTrace ?, as quais encontram-se disponíveis em um hypervisor.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top