Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Assinatura biométrica torna mais ágil processos do TJ de Brasília

Postado em: 17/01/2007, às 21:59 por Redação

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) conseguiu tornar mais ágil os trâmites de processos judiciais de segunda vara em apenas 48 horas, o que antes era feito em, no mínimo, três meses. O resultado é fruto da implantação de um sistema de automação e distribuição de processos, apoiados na assinatura manuscrita digital certificada eletronicamente.

De acordo com o subsecretário de tecnologia do TJDFT, Bernardo Araújo, a assinatura biométrica fez com que os julgamentos proferidos pelos tribunais ganhassem em tempo e segurança. ?O presidente do Tribunal levava até quatro horas para assinar todos os processos, hoje ele consegue fazer isso em sete minutos?, explica. Além do despacho do presidente, os ácordãos jurídicos que antes tramitavam em papel, hoje são realizados de forma digitalizada e assinados, pelo desembargador, relator e revisor, através da assinatura biométrica, garantindo assim, uma maior segurança dentro do amparo da lei.

?A solução de biometria é um produto inovador que permite inserir a assinatura manuscrita em arquivos eletrônicos, permitindo automatizar e agilizar com segurança e validade legal, procedimentos burocráticos de atividades que envolvem alçadas de aprovações que emperram o seu andamento como, por exemplo, os processos do Tribunal de Justiça?, explica Edson Fontenelle, vice-presidente comercial e de marketing da Sycad TI.

Introduzida no mercado brasileiro com exclusividade pela Sycad TI, provedora de soluções que utilizam tecnologia de ponta, a ferramenta controla o fluxo de assinaturas em documentos eletrônicos. Baseada no conceito de signflow, com funcionalidades de workflow, a solução, segundo Fontenelle, proporciona um ganho significativo de produtividade e otimização de recursos, além de grande segurança. O Penflow analisa parâmetros biométricos únicos de cada indivíduo, como pressão, ritmo, velocidade, aceleração, movimentos aéreos e tempo. Esses parâmetros geram um perfil pessoal, que após ser criptografado pelo Penflow, pode ser amarzenado em banco de dados, smart cards, tolken cards, entre outros.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top