Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Blockchain pode reduzir custos de bancos de investimentos com infraestrutura em até 30%

Postado em: 17/01/2017, às 16:08 por Redação

A tecnologia blockchain poderá reduzir em até 30% os custos de infraestrutura de oito dos dez maiores bancos de investimento do mundo, ou seja, de 8 bilhões de dólares para 12 bilhões de dólares em economias anuais de custos para tais bancos, segundo um novo relatório da Accenture.

O Blockchain é um tipo de sistema de banco de dados que permite a diversas partes compartilhar o acesso aos mesmos dados, com um nível extremamente elevado de confiança e segurança.

As conclusões são do relatório "Banking on Blockchain: A Value Analysis for Investment Banks" e baseiam-se na análise de dados de custos de oito bancos, realizada pela McLagan, empresa do grupo Aon plc. A avaliação incluiu dados de mais de 50 métricas operacionais de custo, por meio da aplicação do modelo de Banco de Investimento de Alta Performance, da Accenture.

Historicamente, os bancos de investimento mantiveram de forma independente seus próprios bancos de dados de transações, informações de clientes e demais elementos. Para garantir a precisão e a integridade deste conteúdo, os bancos devem conciliar regularmente as informações, o que é um processo complexo, de mão-de-obra intensiva e, por vezes, propenso a erros.

As tecnologias de blockchain potencializam os avanços em software, comunicação e criptografia, que permitirão aos bancos de investimento migrar a manutenção de uma estrutura de banco de dados separada e fragmentada para um banco de dados compartilhado e distribuído, que abrange toda a organização.

O blockchain suporta um registro digital compartilhado das transações gravadas e verificadas na rede de participantes. Com a tecnologia, as transações residem em uma estrutura de dados inviolável, visível para todos e que fornece os níveis necessários de segurança e acesso para cada usuário.

De acordo com o relatório, áreas-chave da economia resultante do uso da tecnologia blockchain estavam em processos de middle-office e back-office. Por exemplo:

  • Relatório de finanças: os custos poderiam diminuir em até 70% como resultado da qualidade dos dados otimizados, transparência e controles internos;
  • Compliance: os custos com conformidade poderiam cair entre 30% a 50%, devido à maior transparência e auditabilidade das operações; 
  • Operações centralizadas: apoiar funções como "Conheça seu Cliente" e sua integração poderia trazer economias de 50% por meio do estabelecimento de processos mais eficientes para gerenciar identidades digitais e mutualizar os dados do cliente com segurança em múltiplos bancos; e 
  • Operações de negócios, como o apoio ao comércio, middle office, liberação, liquidação e investigações, também poderiam reduzir seus custos operacionais em 50%, diminuindo ou eliminando a necessidade de reconciliação, confirmação e análises de troca de moeda.

Tags: , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top