Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Telefónica de Espanha propõe consolidação com a Móviles

Postado em: 17/03/2006, às 11:02 por Redação

A Telefónica de Espanha divulgou nesta quinta-feira, 16/3, fato relevante para o mercado espanhol e brasijleiro propondo a fusão com a Telefónica Móviles, onde já detém 92,46% do capital social.

A empresa propõe a troca de quatro ações da Telefônica S/A por cinco ações da Telefónica Móviles e a ampliação do capital social em 261.320.118 ações.

O movimento de consolidação não surpreendeu o mercado, já que a Telefónica, segundo analistas, está percorrendo o mesmo caminho das operadoras France Telecom, Deutsch Telekom e Telecom Italia que uniram suas operações fixas e móveis.

A idéia é promover sinergias entre as divisões, além de aumentar a liquidez da empresa que se valoriza com a consolidação.

A integração de operações também vem ocorrendo no Brasil e pode se aprofundar. Neste mês a Telefônica anunciou a fusão com a Telefônica Empresas que oferece serviço de dados. Os próximos passos dessa operação pode incluir, no futuro a incorporação da Vivo, onde detém 50%.

"Com a proposta de mudança de controle da Portugal Telecom, é muito provável que os novos donos não queiram ter presença no Brasil e se desfaçam da operação de telefonia móvel, facilitando o movimento de consolidação fixo-móvel da operadora também no País", opina o analista da Bearn Stearns, Alexandre Constantini.

A receita da Telefónica de Espanha foi de 37 bilhões de euros em 2005 e a Telefónica Móviles registrou uma receita de 16,5 bilhão de euros. A Telefónica de Espanha encerrou o pregão desta quarta-feira registrando uma queda no valor das ações de 0,9%, enquanto a Telefónica Móviles teve uma valorização de 1,91%, refletindo otimismo com a incorporação.

Segundo analistas espanhóis, a Telefónica teria que enfrentar em algum momento a fusão de seus negócios fixos e móveis para lançar ofertas conjuntas de redes, além da integração da operadora britânica móvel 02, aquirida no ano passado.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top