Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Estudo: Banda larga móvel ajuda a aumentar produtividade

Postado em: 17/11/2011, às 17:09 por Redação

Uma pesquisa realizada pelo Ericsson ConsumerLab – divisão de pesquisas de comportamento de consumo em serviços de comunicação da fabricante sueca de produtos de telecomunicações – revela que 60% dos usuários com perfil profissional e acesso a banda larga móvel afirmam que a tecnologia contribui para o aumento da produtividade em assuntos empresariais. O objetivo do estudo é analisar como a banda larga móvel é usada em favor do ambiente de trabalho.

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira 17, mostra que 40% dos usuários com perfil profissional utilizam o acesso móvel em laptops. Entre os motivos citados por eles para estarem sempre conectados estão: controle, envolvimento, capacidade de se mostrar eficientes e independência. Além disso, 72% dos usuários dizem que mobilidade é essencial para se manterem conectados durante todo o período de trabalho. Outros 92% acreditam que é importante ter acesso à banda larga móvel em qualquer lugar.

No caso específico do Brasil, a possibilidade de realizar videochamadas e assistir TV no celular são os fatores que despertam maior interesse dos brasileiros no uso de banda larga móvel. "Há expectativas de crescimento na demanda por banda larga móvel comparada com internet fixa aqui no Brasil, uma vez que cerca de 40% dos usuários mapeados disseram fazer uso da banda larga móvel para ver e-mails e mais de 50% para acesso a internet. Quanto ao nível de intenção para aquisição de pacotes banda larga móvel, os brasileiros podem ser comparados a usuários da Espanha e Japão", diz Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina.

O estudo ressaltou ainda dois tipos de benefícios obtidos através do uso de banda larga móvel: benefícios práticos e os relacionados com a imagem. Os práticos incluem estar sempre acessível e capaz de atingir os outros, bem como ter acesso a informações relevantes, tais como documentos pessoais. Os usuários também podem obter respostas rápidas a suas perguntas, o que é importante para quem trabalha, por exemplo, na área de vendas. Já os benefícios de imagem são de outro tipo: a banda larga móvel ajuda a construir a imagem de um profissional sempre alerta e disponível.

O estudo contou com a ajuda de 1,9 mil usuários de banda larga móvel com perfil profissional em 12 países, entre eles Áustria, Austrália, Alemanha, Brasil, Singapura, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Foram avaliados os acessos feitos por meio de laptops, smartphones e tablets.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top