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Estudo revela que cerca de 50% da nova classe média têm acesso à internet

Postado em: 18/02/2014, às 17:57 por Redação

Cerca de 50% da classe média brasileira tem acesso à internet, considerando a média da população incluída nessa categoria. No entanto, quando é considerada a faixa etária dos internautas da classe C, também chamada de nova classe média, constata-se que os usuários com média de idade de 65,8 anos puxam a média para baixo hoje apenas 7% das pessoas dessa faixa estão conectadas à rede mundial de computadores. Em contraposição, 72% dos jovens com média de idade de 22,5 anos estão conectados.

Os dados são de estudo feito pela Serasa Experian em parceria com o Instituto Data Popular, divulgado nesta terça-feira, 18, denominado "Faces da Classe Média". O levantamento faz um diagnóstico detalhado dos perfis que compõem a classe média brasileira, com o objetivo de permitir que empresas, agências e profissionais de marketing, estudiosos e gestores de políticas públicas disponham de dados para traçar suas estratégias, desenvolver serviços e produtos e entender melhor seu público-alvo.

Hoje, a classe C é composta por cerca de 108 milhões de pessoas, que gastaram mais de R$ 1,17 trilhão em 2013 e movimentaram 58% do crédito no Brasil. Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular "a classe média deixou de ser um segmento de mercado e para a maioria das categorias se tornou o principal público consumidor". "Entender as várias faces desse público é fundamental para que empresas e o poder público possam desenvolver estratégias mais eficientes de marketing e comunicação, afinal estamos falando de mais de 100 milhões de pessoas", completa.

O perfil de acesso à internet da classe C foi dividido em quatro grupos. No grupo chamado de "promissores", que inclui pessoas com média de idade  de 22,5 anos, 72% acessam a internet, enquanto no grupo denominado "batalhadores", 41% acessam a rede e tem média de idade de 40,4 anos. Já no grupo classificado como "experientes", a média é de 65,8 anos e o acesso a web é de 7%, e no último grupo, o dos "empreendedores", a média de idade é de 43 anos e o acesso à internet é de 60%.

O estudo também revelou as intenções de compras da classe C neste ano, mostrando que ela pretende adquirir cerca de 7,8 milhões de notebooks, 4,5 milhões de tablets e 3,9 milhões de smartphones e celulares. A pesquisa inclui ainda a intenção de compras de televisores (6,7 milhões), carros (3 milhões), geladeiras (4,8 milhões), máquinas de lavar roupa (3,9 milhões), viagens nacionais (8,5 milhões), entre outros itens.

O estudo aponta que a classe média está mais concentrada na região Sudeste do Brasil, com 43%, seguida pelo Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (8%).

Como foi feito o estudo

Para realização da pesquisa foram feitas 3 mil entrevistas pessoais e com 800 mil cadastrados na base de dados da Serasa. "Os perfis revelados pela "Faces da Classe Média" permitem que as instituições tenham uma visão segmentada desses consumidores e possam entender de que forma devem endereçar suas ações, produtos e serviços, criando soluções para os quatro diferentes nichos, que antes eram observados como um único alvo. Isso possibilita empreender novas frentes de consumo e abordar com precisão esses mercados, gerando melhores condições de crédito para o consumidor e movimentando a economia do Brasil", afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.

Para a construção da segmentação, essa população foi avaliada sob 400 variáveis, considerando-se informações geográficas, demográficas, creditícias e comportamentais. O resultado das estatísticas originou a definição dos grupos que compõem a classe média, que representa 54% da população do país e vem crescendo a cada ano, com previsão de que chegue a 58% em 2023, ou seja, 125 milhões de pessoas.

Para se entender melhor a segmentação da classe média, cuja renda familiar varia de R$ 320,01 a R$ 1.120,00 por mês, per capita (valores de julho de 2013) o estudo estabeleceu os seguintes grupos:

Promissores: esse grupo totaliza 14,7 milhões de pessoas, 19% da classe média, e é formado por jovens, com média de idade de 22,2 anos. Os solteiros são maioria (95%), 59% têm ensino médio completo e 57% têm emprego com carteira assinada. Outras características marcantes são que 72% acessam a internet e, mesmo jovens, já vivenciaram situações de aperto e a necessidade de endividamento. Ao todo, 51% confidenciaram que se descontrolam financeiramente. Para eles, a vida é feita de oportunidades e o acesso ao crédito ajuda a melhorar as condições de vida, mas a falta de prática faz com que acabem se colocando em situação de descontrole nas dívidas.

O grupo dos promissores consome R$ 230,8 bilhões e seus membros são mais propensos em gastar em beleza, veículos, educação, entretenimento, itens para casa e tecnologia. Os principais produtos e serviços que querem consumir nesse ano são academia de ginástica, faculdade, curso profissionalizante, móveis para casa, notebook, smartphone, carro e moto.

Eles estão distribuídos da seguinte forma: 42% no Sudeste, 25% no Nordeste, 15% no Sul, 9% no Centro-Oeste e 9%, no Norte.

Batalhadores: Esse grupo representa 39% da classe média, com 30,3 milhões de pessoas, idade média de 40,4 anos e 48% possuem ensino fundamental completo. Nesse segmento, os solteiros somam 72%, 49% possuem registro profissional com carteira assinada e 41% acessam a internet.

Para os Batalhadores, o emprego é considerado o caminho para a estabilidade, que possibilita a realização de sonhos e desejos. A casa própria, o carro, o estudo dos filhos tornam-se palpáveis e, por conseguinte, há a expectativa de um futuro ainda melhor para a geração seguinte. O estudo é visto como uma oportunidade para ascensão social.

Este é o maior grupo e, graças ao seu tamanho, é o que anualmente destina a maior verba para consumo: R$ 388,9 bilhões. Faz largo uso do crédito a que tem acesso, focando nas prioridades, geralmente vinculadas ao bem-estar familiar. O acesso ao crédito é uma alternativa para os momentos de aperto financeiro e foi fundamental para assegurar importantes conquistas, como a compra ou a reforma da casa. Membros desse grupo gastam seu dinheiro em turismo nacional, veículos, eletroeletrônicos, imóveis, móveis, eletrodomésticos e seguros. Os produtos e serviços de desejo para esse ano são viagens de avião para destinos nacionais, móveis para casa, máquina de lavar, TV (plasma, LCD e LED), imóvel e carro.

Estão distribuídos da seguinte forma: 45% no Sudeste, 24% no Nordeste, 16% no Sul, 8% no Centro-Oeste e 7% no Norte.

Experientes: É o perfil composto por 20,5 milhões de pessoas, 26% da classe média, com consumidores com idade média de 65,8 anos. Entre eles, 41% são viúvos, 36% de autônomos e apenas 7% com acesso regular à internet. Do total, 59% têm ensino fundamental completo e 31% não têm instrução. Para os experientes, o momento pós-aposentadoria pode ser sinônimo de depressão e preconceito por parte dos mais jovens. Ainda assim, mantêm-se no mercado de trabalho, em busca de uma vida ativa para preservar o seu padrão de consumo.

O consumo anual desse grupo é de R$ 274 bilhões e está relacionado a turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos. Os produtos e serviços dos sonhos para esse ano são viagem de avião para lugares nacionais, móveis para casa, geladeira, máquina de lavar e TV (plasma, LCD ou LED).

Nas regiões, estão distribuídos em 42% no Sudeste, 29% no Nordeste, 16% no Sul, 7% no Centro-Oeste e 6% no Norte.

Empreendedores: Abrange 16% da classe média, com 11,6 milhões de pessoas, formando um grupo mais escolarizado que os demais. 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio e, 19%, o ensino superior. Além disso, também, 60% acessam a internet, a idade média é de 43 anos e 43% deles têm carteira assinada. A liberdade é bastante valorizada pelos Empreendedores e o trabalho reúne a necessidade do sustento com o gosto pela atividade, em busca da realização dos sonhos de vida.

Sendo o grupo que apresenta maior renda per capita, seu consumo anual é de R$ 276 bilhões, com investimentos em educação, eletroeletrônicos, turismo internacional, tecnologia, veículos e entretenimento. Os produtos e serviços desejados para esse ano são curso profissionalizante, viagem de avião ao exterior, móveis para casa, notebook, tablet, TV (Plasma/LCD/LED) e carro.

Nas regiões, estão distribuídos em 48% no Sudeste, 17% no Nordeste, 18% no Sul, 9% no Centro-Oeste e 8% no Norte.

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