Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama adota solução de comunicação IP

Postado em: 18/06/2012, às 20:02 por Redação

O Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, um dos principais centros médicos da região do ABC, em São Paulo, adotou um pacote de soluções de comunicações IP, com o intuito de aumentar a mobilidade, escalabilidade, acessibilidade e a performance da rede. A instituição optou por uma solução que envolve desde a renovação da infraestrutura de dados, até aplicações IP e gerenciamento remoto das aplicações. Dividido em etapas, o processo está em fase de implantação e deve estar totalmente concluído em 60 dias.

Na primeira parte do processo, a Siemens Enterprise Communications está realizando toda a implantação da infraestrutura de dados, que inclui a uniformização e atualização de todo o parque do hospital com equipamentos Enterasys. O segundo passo consiste na implantação da plataforma OpenScape Voice, um sistema 100% VoIP (voz sobre Protocolo de Internet) e com protocolo padrão de mercado, baseada em SIP, que permitirá a integração com toda a rede da instituição de saúde, juntamente com uma solução de Unified Communications  (comunicações unificadas).

“Com a nova infraestrutura de rede Enterasys, o Hospital conseguirá aumentar sua capacidade de tráfego de dados e melhorar a performance da rede. Isso possibilitará maior segurança e agilidade no acesso às informações dos pacientes pelo corpo clínico do hospital, além de permitir rodar na rede aplicações robustas há muito tempo desejadas pelo Hospital  Já a plataforma OpenScape Voice,  com o sistema de Comunicações Unificadas, dará mais mobilidade aos colaboradores o que garante que eles façam o gerenciamento de sua disponibilidade e acessibilidade, itens de grande importância quando falamos em médicos e emergências”, enfatiza Duarte Minohara, da Siemens Enterprise Communications.
Após a implantação da segunda fase, o projeto contempla a integração das soluções de Comunicações Unificadas de acordo com os processos do Hospital.  A etapa posterior consiste no gerenciamento remoto de todo o funcionamento da rede e equipamentos por meio do NOC (Network Operation Center) da Siemens Enterprise Communications. “Com integrações da plataforma de Comunicações Unificadas será possível buscar informações essenciais, por exemplo, para um diagnóstico, a qualquer hora com as pessoas certas, independente de onde elas estejam e de maneira muito simples e ágil. Após a implantação total, o gerenciamento remoto da solução é muito importante, pois assim conseguiremos antecipar soluções e implementar uma melhoria contínua na operação”, complementa Minohara.

Para o Hospital, a solução oferecida pela Siemens Enterprise Communications engloba todas as necessidades da instituição de maneira consistente e com alto valor agregado. “O Comitê de Tecnologia do Hospital vinha buscando a reestruturação de todo o backbone de voz e dados há dois anos. O modelo de negócio apresentado pela Siemens Enterprise Communications, com tecnologia de ponta, totalmente performática e com visão de sustentabilidade, foram fatores decisivos para que escolhêssemos a solução da empresa”, destaca Gregório Penido, coordenador do Comitê de Tecnologia do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama.

“Além da tecnologia, a integração total da comunicação prevista no projeto da Siemens Enterprise Communications nos dará a possibilidade de ter um prontuário eletrônico eficiente e acessível com as informações em tempo real. Com isso, ao mesmo tempo em que o paciente realiza exames, o médico pode dar o diagnóstico de forma eletrônica, o que facilita a acessibilidade e disponibilidade no atendimento. Além disso, teremos condições de armazenar todos os diagnósticos dos nossos pacientes”, diz Penido.

O projeto abrange ainda soluções de mobilidade com sistemas de telefonia WiFi. “Com o projeto, vamos disponibilizar aparelhos com tecnologia wireless, com os quais os pacientes poderão circular pelos corredores do Hospital e, ainda assim, receberem suas ligações. É uma maneira de trazer maior comodidade e mobilidade aos pacientes. Outra facilidade é o Centro de Diagnóstico Móvel, uma solução composta por sistema de telefonia e dados que circulará pelos ambientes do Hospital para coletar as informações dos exames e atualizar automaticamente no prontuário eletrônico dos pacientes.” ressalta Fernando Lorenção, CEO do Hospital Maternidade Dr. Cristóvão da Gama.

Com todo o sistema em operação, o Hospital terá uma economia considerável. “Somente com a implantação da infraestrutura de base, estamos calculando uma economia de 35% de energia, visto que toda a solução será virtualizada. Além disso, o fato de a solução ser compatível com qualquer tecnologia possibilita a utilização de provedores diferentes, buscando sempre a opção com melhor tarifa, o que certamente acarretará em economia”, finaliza Penido.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top