Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

MCT coloca no ar Rede Metropolitana de São Paulo

Postado em: 18/08/2008, às 17:12 por Redação

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coloca no ar, nesta terça-feira, 19, a Rede Metropolitana de São Paulo (MetroSampa), que terá como objetivo o desenvolvimento de projetos de internet no Brasil, sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é um dos integrantes da infra-estrutura de fibras ópticas, que possibilitará a ativação de conexões com capacidade de 1 Gbps para uso de aplicações avançadas e troca de grandes quantidades de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa da cidade. A intenção é, através de uma rede de alta velocidade, levar avanços para a àrea acadêmica e para a sociedade.

Um dos principais pontos do projeto é a utilização de fibra óptica apagada, que possibilita ter taxas de transmissões elevadas por meio da substituição das interfaces dos equipamentos de rede. A capacidade atual é de 1 Gbps, porém já existem avanços para que a rede passe a 10 Gbps.

A rede de São Paulo possui 145 quilômetros de extensão e tem sete instituições participantes: Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), Instituto do Coração (Incor), NIC.br, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Unifesp e Universidade Federal do ABC (UFABC – Santo André).

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top