Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Fenacor é homologada como certificadora digital

Postado em: 18/10/2005, às 18:19 por Redação

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros (Fenacor) foi homologada pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) como autoridade certificadora subordinada à estrutura de certificação da Serasa, e torna-se a primeira entidade de certificação com amplitude nacional para o mercado segurador.

A homologação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 13 de outubro. A Fenacor havia solicitado seu credenciamento em junho deste ano.

A homologação da Fenacor como autoridade certificadora representa o ingresso efetivo do segmento de corretores de seguros no contexto da certificação digital, por meio de seus 25 sindicatos filiados em todo o país. Cada sindicato poderá se tornar uma autoridade de registro vinculada à Fenacor. Os corretores de seguros poderão ter sua carteira de identificação emitida no cartão normal ou em um smart card com certificado digital.

A Serasa foi a primeira empresa privada credenciada pelo governo federal para emitir certificados digitais no âmbito da ICP-Brasil, e está credenciada para emitir todos os tipos de certificados digitais previstos na legislação brasileira. A empresa está preparada para atender às demandas de mercado, por meio de soluções que compreendem certificados, integração de sistemas, treinamento e terceirização de infra-estrutura para autoridades certificadoras e de registro.

"A certificação digital tornou-se um recurso indispensável para o incremento e a ampliação dos negócios e do comércio eletrônicos", afirma o superintendente de operações de telemática da Serasa, Dorival Dourado.

Um certificado digital é o resultado de uma tecnologia que permite comprovar a identidade tanto de pessoas como de empresas, para garantir transações comerciais, financeiras ou, ainda, a troca de mensagens eletrônicas, principalmente pela internet, com total segurança, sigilo e agilidade, dispensando inclusive o uso de documentos em papel. "É uma ferramenta de competitividade imprescindível para as empresas e as instituições, representando uma forte redução de custos e otimização de prazos em processos e na cadeia produtiva, além de aumentar significativamente a segurança no uso dos meios eletrônicos", afirma Dourado.

Entre as possibilidades de utilização dos certificados digitais destacam-se a assinatura digital e com validade jurídica de qualquer tipo de documento; a proteção de dados confidenciais da empresa; a redução de custos e fluxo de papéis; o aumento da segurança no acesso de redes; a otimização de prazos e o relacionamento da cadeia produtiva; o acesso ao Serviço Interativo de Atendimento Virtual; a proteção e identificação de websites corporativos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top