Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Serviços baseados em IP e banda larga turbinada são a tendência, aponta estudo

Postado em: 18/10/2005, às 21:05 por Redação

Patrocinado pela Atos Origin, The European Telecom Review traça o cenário futuro do setor de telecomunicações na Europa

Durante o Futurecom 2005, a Atos Origin, consultoria mundial em soluções de TI, apresentará o relatório inédito The European Telecom Review, que ela contratou do IDC. O estudo que ouviu CIOs (Chief Information Officer) e CTOs (Chief Technology Officer) de grandes operadoras européias revela algumas previsões para o mercado europeu de telecomunicações nos próximos cinco anos e aponta um alcance de US$ 315 bilhões em 2007, indicando uma taxa média de crescimento de 4% ao ano.

Para falar mais sobre resultados e futuro, ouvimos Ricardo Wigman, gerente da Atos Origin:

P -O mercado europeu de telecomunicações deve atingir US$ 315 bilhões em 2007. Qual o valor de hoje?

R – O IDC calcula que o mercado geral de telecomunicações na Europa tinha um valor de U$ 283 bilhões em 2004. A taxa média de crescimento esperado do setor total de telecomunicações é de 4% ao ano.

P – Para onde está caminhando o mercado europeu de telecom?

R – As principais operadoras estão se concentrando na consolidação de suas posições e reconsiderando estratégias de crescimento devido às alterações no mercado vividas desde o "estouro da bolha telecom", no início da década. O mercado europeu de telecom está caminhando para abordagem pró-ativa com base em redução de custos, maior inovação de produtos e serviços e menor time to market. Atualmente, 80% das receitas totais ainda estão vinculadas ao mercado de voz. Com o crescimento dos serviços de IP e banda larga esta composição se alterará rapidamente, e as operadoras européias terão que abrir novos caminhos criativos para aumentar a lucratividade frente ao cenário de voz, que está se tornando cada vez mais commodity.

P – Quais as tecnologias consideradas a próxima onda?

R – De acordo com o estudo, existem três tecnologias mais proeminentes: serviços e produtos baseados em IP, aumento da velocidade no acesso à banda larga e mudança de status do wireless para veículo primário de comunicação. Um dado importante revelado pela pesquisa é que 2004 foi o primeiro ano em que a receita das operadoras em serviços de voz de telefonia móvel superou o de telefonia fixa, tendência que deve ser mantida e ampliada.

P -No futuro as empresas tendem a não comprar mais ativos de telecom?

R – Dentro de cinco anos, o cenário de telecomunicações na Europa irá se alterar radicalmente. O conceito de uma conexão física para voz dos consumidores estará corroído e as empresas comprarão serviços hospedados de telecomunicação. Os CEOs das operadoras de telecomunicações estão transferindo sua atenção do corte de custos para o crescimento de receitas lucrativas. Conseqüentemente, estão sendo lançados novos modelos de negócios, sendo que as arquiteturas de rede e sistemas de TI vêm mudando rapidamente para prover suporte a esses novos modelos de prestação de serviço.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top