Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Todo poder ao broadband wireless

Postado em: 18/10/2005, às 20:56 por Redação

O broadband wireless em todas as suas variações, com destaque para 3G e WiMAX, vai modificar a rotina dos usuários domésticos e corporativos, na opinião de José Marcos Oliveira, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Nortel do Brasil.

Veja as expectativas da empresa para os próximos meses:

P -Como a Nortel avalia o mercado de 3G hoje no Brasil e no mundo? Porque no Brasil ainda não explodiu, apesar de a Vivo já oferecer seus serviços com o EV-DO. O que falta para isso acontecer e quando deve acontecer?

R- As possibilidades de desenvolvimento de mercado, negócios e movimentação da economia no país, com novos serviços 3G, são imensas e o que está faltando é a liberação de novas freqüências por parte do Ministério das Comunicações, além de as operadoras que usam o padrão GSM terminarem de adequar suas redes. A Vivo saiu na frente em detrimento do padrão CDMA, usado em sua rede, permitir serviços de terceira geração no seu espectro de freqüência. Esperamos que a 3G seja viável no Brasil já em 2006.

P-Qual o impacto e as perspectivas do broadband wireless no Brasil?

R-O broadband wireless em todas as suas variações, com destaque para 3G e WiMAX, vai modificar a rotina de todos os usuários domésticos e corporativos, sem dúvida. Todos os segmentos de mercado esperam por mudanças que ampliarão as possibilidades de deslocamento, mobilidade e produtividade. A Nortel já participa dessa evolução fornecendo infra-estrutura de rede EV-DO para a Vivo e pretende colocar produtos WiMAX no mercado mundial já no primeiro trimestre de 2006.

P- Em que pé anda a infra-estrutura Nortel em relação ao WiMax?

R- A Nortel acredita e investe muito nas tecnologias que proporcionarão banda larga sem fio. Portanto, está desenvolvendo pesquisas e produtos baseados em WiMAX. Fazemos parte do WiMAX Forum, que agrega mais de 300 empresas de tecnologia do mundo, e anunciou recentemente que pretende oferecer ao mercado produtos WiMAX para redes fixas e celulares, baseados nos padrões estabelecidos pelo WiMAX Forum.

P- Wimesh vai co-existir quando o WiMax explodir?
R- O WiMesh é uma tecnologia intermediária entre o Wi-Fi e o WiMAX. O WiMesh é uma solução que aprimora a arquitetura pública de WLAN , com a ampliação da área de cobertura do serviço Wi-Fi , através de interconexões sem-fio entre os ?Access Points?.

P- Quais as grandes apostas da Nortel para o final deste ano e o próximo?
R- A Nortel aposta firmemente na convergência, que será impulsionada pelas soluções baseadas em tecnologias como Voz sobre IP, multimídia IP e Acesso de banda larga sem fio (broadband wireless).

P- Como andam os negócios da Nortel este ano no Brasil? Quais as principais tecnologias comercializadas e como deve fechar o ano em termos de vendas e faturamento?

R- A Nortel somente divulga seus resultados globais e por regiões. O Brasil está incluso na região do Caribe e América Latina, que obteve o maior crescimento da corporação entre eles.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top