Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sistema de boleto eletrônico entra em operação

Postado em: 19/10/2009, às 11:52 por Redação

Entrou em operação, nesta segunda-feira, 19, o sistema de Débito Direto Autorizado (DDA), serviço eletrônico que possibilita aos correntistas pagar seus boletos bancários pela internet. A má notícia é que os bancos foram autorizados a cobrar do cliente pelo serviço, mas terão de seguir as suas próprias normas e do Conselho Monetário Nacional.
O correntista interessado no serviço já pode se cadastrar para receber de forma eletrônica a cobrança de suas contas. O cadastramento pode ser feito por pessoa física ou jurídica, em quantos bancos tiver interesse. Até o momento, 1,044 milhão de pessoas já haviam feito o pré-cadastramento experimental.
Neste início, os consumidores poderão cadastrar para cobrança eletrônica de mensalidade escolares, condomínios, planos de saúde e financiamentos de imóvel e veículo. Já as contas de água, luz, gás e telefone não poderão ser inclusas no DDA, sendo mantidas como débito automático em conta corrente.
Os clientes que optarem por receber suas cobranças de forma eletrônica poderão, entre outras vantagens, ter acesso ao serviço de envio de mensagem de texto para o seu celular, avisando sobre a disponibilidade de novas cobranças (para correntistas que optarem pelo serviço de mensagens via celular do Banco).
Mesmo aderindo ao novo serviço, é possível que aconteçam casos de recebimento da cobrança em papel. Se isso ocorrer, o cliente deverá ignorar o boleto impresso, após certificar-se de que se trata da mesma cobrança.
Para colocar a operação no ar, foi investido pelo setor financeiro brasileiro cifra superior a R$ 2,5 milhões, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A meta é que pelo menos 50% dos atuais de todos os boletos de cobrança emitidos por ano migrem para o sistema do DDA, o que representa 1,2 bilhão (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Na visão da Febraban, ao utilizar o DDA, o cobrador terá vantagens como agilidade, certeza do funcionamento, integridade de dados, e segurança. Por sua vez, os clientes conseguirão ter acesso mais rápido e fácil às contas, maior segurança, além de não precisarem esperar o recebimento dos boletos pelo correio e poderem organizar de forma mais eficaz os seus pagamentos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top