Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Como maximizar investimentos em TI diante do cenário econômico

Postado em: 19/11/2015, às 00:36 por Luis Banhara

Mesmo assim, gerar oportunidades em uma época como essa não é tão simples e, por isso, os investimentos devem ser muito bem planejados e aproveitados ao máximo. Devido à constante e rápida evolução e às inúmeras facilidades que oferece, a tecnologia é um setor que não pode deixar de ter capital aplicado, uma vez que possibilita oferecer mais agilidade, modernidade e segurança em seus processos. Os segmentos de finanças e serviços comprovam esta tese: segundo a Febraban, o setor financeiro investiu R$ 21,5 bilhões em tecnologia da informação e comunicação em 2014, o que representa um crescimento de 3,3% se comparado com 2013. O relatório também aponta que o setor de serviços destinou 10,8% de sua receita à tecnologia.

Porém, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em maio de 2015, aponta que apenas 27% das empresas estão dispostas a aumentar seus investimentos nos próximos 12 meses devido aos atuais desafios econômicos no país. Enquanto isso, de acordo com outro estudo da mesma instituição, cada 1% de emprego de capital feito em tecnologia aumenta em 7% o lucro das companhias em um período de dois anos, ou seja, está provado que investir em tecnologia é fundamental para o crescimento das empresas.

Se esta necessidade existe, mas o momento também exige cautela, o ideal seria maximizar estes investimentos de forma que eles sejam aproveitados integralmente. Mas, como fazer isso? É possível ter diferentes funcionalidades em uma única solução e assim garantir que a empresa esteja alinhada às tendências de mercado?

Imagine que uma empresa precise que alguns funcionários acessem aplicativos e documentos de um determinado projeto durante uma viagem de negócios, e que as demais equipes tenham acesso online a fim de tomarem outras providências. É fundamental que este conteúdo esteja completamente protegido contra vazamentos ou invasões. Perder tempo com trocas de e-mails para enviar os documentos  — que muitas vezes, são pesados — não seria uma boa opção, pois tornaria o processo moroso, deixando o cliente insatisfeito e com risco de migrar para a concorrência.  Ao mesmo tempo, essa mesma empresa não possui o budget necessário para fazer um grande investimento em tecnologia. Como resolver?

Investir em tecnologias de virtualização, armazenamento em nuvem, mobilidade e entrega de aplicativos permitem que o acesso seja feito de maneira rápida e fácil. Soluções que permitem a criação de espaços de trabalho móveis garantem segurança e a melhor experiência para o usuário, a partir de qualquer dispositivo e rede. Assim, ele e a equipe designada pela empresa podem verificar e editar todo o conteúdo que for necessário, utilizando os aplicativos que precisam. Além disso, a gestão é simplificada, possibilitando que o departamento de TI atue de maneira mais estratégica, sem tempo com manutenções desnecessárias.

Outro ponto é dar preferência para companhias que forneçam pacotes completos que atendam a todas as necessidades da empresa e que ofereçam escalabilidade em seus produtos. Assim, é possível realizar a implementação com mais agilidade e no tamanho que a empresa precisa naquele momento, possibilitando a ampliação do uso sem modificar toda a estrutura, além de garantir total integração entre elas, o que possibilita o máximo de aproveitamento destas soluções.

Investir recursos de forma inteligente é a melhor maneira de garantir o sucesso, pois além de poupar gastos desnecessários, é uma forma de melhorar processos e prazos, assegurando a satisfação de clientes, parceiros e funcionários, o que certamente colocará a empresa à frente do mercado.

*Luis Banhara é diretor geral da Citrix no Brasil.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top