Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Calçados Itapuã renova ambiente de TI

Postado em: 19/12/2011, às 17:24 por Redação

A Calçados Itapuã, empresa de varejo de calçados com sede em Vila Velha (ES) e mais de 120 lojas distribuídas por Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, investiu em um projeto para reestruturação de sua arquitetura de TI. O projeto implementado pela Brasp Informática, parceira de negócios da IBM Brasil, dobrou a capacidade de processamento de dados da companhia, com o objetivo de suportar sua meta de 100% de crescimento do número de lojas em cinco anos.


“O grande desafio era manter nosso sistema em produção, livre de interrupções, pois o background, reabastecimento das lojas e as vendas dependem desta infraestrutura. Este projeto não só nos proporciona estabilidade e disponibilidade, como responde de forma rápida e acurada às mudanças impostas pelo cenário, prevendo e otimizando eventos futuros”, afirma Marcio Manzoli Cypriano, Gerente TI da Calçados Itapuã.

A empresa enfrentava algumas questões críticas de TI, como a falta de redundância e de backup automatizado. Além disso, seu sistema ERP TOTVS Protheus estava sendo atualizado, o que exigia maior performance de seus equipamentos que já estavam chegando a cinco anos de uso. Seu servidor IBM Power 5 para banco de dados era centralizado, mas os de aplicação do ERP estavam distribuídos em 25 máquinas, o que trazia dificuldades em relação a espaço, ventilação e climatização.

Para solucionar esses problemas, a companhia adquiriu um servidor IBM Power 7, que dobrou o potencial de processamento de dados, permitindo assim a ampliação de sua capacidade de acordo com a demanda do negócio. Ainda com relação à infraestrutura, além da atualização de seu banco de dados DB2, foi implementado um Blade Center H com seis lâminas e um Storage V7000 para armazenamento de dados. O projeto também contemplou o Tivoli Storage Manager, um software de recuperação de documentos que ajuda a minimizar a quantidade de dados em risco entre backups e reduz a minutos o tempo necessário para recuperar qualquer informação, e licenças do Software de Virtualização Vmware, que otimizam o desempenho e a capacidade de gerenciamento.

Com isso, o servidor Power 5 que estava em produção foi transformado em máquina de redundância, preservando o investimento anterior da companhia. Na nova arquitetura, os servidores também foram centralizados, proporcionando economia de espaço e redução de 20% no consumo de energia.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top