Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Vendas de discos de estado sólido crescem 14% em 2009

Postado em: 20/01/2010, às 10:40 por Redação

Apesar da retração econômica e da redução nos gastos com TI pelas empresas, o mercado de discos de estado sólido (SSD, na sigla em inglês) teve desempenho positivo em 2009. As vendas da indústria do setor ultrapassaram a casa de 11 milhões de unidades, crescimento de 14% na comparação anual, segundo dados da IDC.
De acordo com a empresa de pesquisas, esta indústria deve ter um avanço expressivo nos próximos anos e registrar taxa de crescimento anual composto de 54% no período de 2008 a 2013.
Entre os fatores que devem impulsionar as vendas de discos SSD, a IDC cita que os preços atrativos para a maioria dos segmentos. Apesar da desaceleração nos gastos dos últimos 18 meses ter levado a uma redução na produção de chips de memória NAND, o que acabou por retardar a redução nos preços globais de SSD, o declínio a longo prazo no custo desses chips, usados para armazenar imagens em câmeras digitais, tocadores de música e games, entre outros dispositivos, irá proporcionar na diminuição dos preços de SSD. "Essa queda nos preços, juntamente com um aumento das capacidades dos SSDs, irá torná-los uma alternativa atraente para unidades de disco rígido em determinados segmentos de mercado", prevê a consultoria.
Na avaliação da IDC, a maior oportunidade para os SSDs está no mercado de PCs, no qual há duas possibilidades. Uma delas é se tornar uma alternativa aos discos rígidos em notebooks, e a outra é ser uma opção de baixo custo para armazenamento em netbooks.
Para o mercado corporativo, a IDC entende que os SSDs têm oportunidade potencial para funcionarem como complemento aos discos rígidos para armazenamento de dados.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top