Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

MCT e ITS criam portal sobre tecnologia assistiva

Postado em: 20/03/2006, às 20:07 por Redação

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituo de Tecnologia Social (ITS) lançam nesta terça-feira (21/3), em Brasília, o Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. O projeto é considerado um importante instrumento para promover a inclusão social da população com necessidades especiais, estimada em 24,5 milhões de pessoas, segundo o Censo de 2000.

Segundo os seus idealizadores, o portal vai permitir a troca de informações sobre iniciativas em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia assistiva, bem como conhecer melhor as necessidades das pessoas com deficiência, onde estão as competências e as lacunas existentes atualmente no país.

Além de reunir informações de qualidade para subsidiar políticas públicas, o que se pretende é estimular a interação entre usuários de tecnologia assistiva, profissionais e gestores públicos, empresas, centros de pesquisa e instituições que atuam na promoção de qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O desenvolvimento do portal segue as normas de acessibilidade do governo federal. Assim, permitirá o uso de leitores de tela e de navegador textual, fazer alteração no tamanho das letras, prever que as imagens tenham equivalentes textuais e que a navegação possa ser feita com o teclado. O portal está sendo desenvolvido para ser acessado também em dispositivos móveis e o seu conteúdo será traduzido para o inglês e espanhol.

O projeto será implementado em etapas. No seu lançamento, o enfoque será a divulgação dos resultados da pesquisa nacional de instituições que desenvolvem estudos em tecnologia assistiva. Estarão disponíveis itens como o canal para registro das demandas de usuários de ajudas técnicas, biblioteca, agenda de eventos, notícias, legislação e normas.

Em um segundo momento, está prevista a elaboração e divulgação do Catálogo de Ajudas Técnicas e informações sobre serviços prestados pelas entidades que trabalham diretamente com pessoas com deficiência no Brasil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top