Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Programas de computador podem ser isentos de impostos

Postado em: 20/03/2006, às 20:18 por Redação

Foi encaminhada nesta segunda-feira (20/3) à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) proposta de emenda constitucional (PEC) do deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB) que proíbe a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios de instituírem impostos sobre a produção e a comercialização de programas de computador (softwares). Se aprovada, a PEC vai impedir a criação de tributos por meio de medida provisória ou decretos.

Segundo Gadelha, os programas de informática merecem o mesmo tratamento que é dado ao livro pela legislação. Na opinião dele, o software tem para a sociedade moderna o mesmo caráter do livro de guardar, difundir e democratizar a informação, "mas com abrangência e velocidade infinitamente maiores". "O software responde por toda inovação e está subjacente a todos os avanços nas diversas áreas que determinam o ritmo alucinante das mudanças do mundo, como a engenharia genética", afirma o deputado.

A PEC será analisada pela CCJ quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top