Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Blockchain: muito mais do que pagamentos e Bitcoin

Postado em: 20/10/2017, às 19:35 por Miguel Carbone

Todo mundo fala em Blockchain. Temos encontrado muitos especialistas e profissionais debatendo e reforçando as possibilidades do Blockchain e tudo que seu uso oferece, sobretudo quando tratamos de transações bancárias e do cada vez mais famoso Bitcoin, a maior e mais conhecida criptomoeda.

Certo, o Bitcoin e outras moedas digitais representam algo realmente promissor e desafiadoramente inovador. As transações intermediadas pelo Blockchain são obviamente mais seguras e transparentes. Mas vamos restringir o uso de algo tão importante ao mercado financeiro?

O Blockchain tem possiblidades muito mais amplas do que isso! Com uma metodologia aberta, tem sido frequentemente melhorado, tornando-se uma tecnologia de aplicações praticamente ilimitadas. Acredito que, em médio prazo, o Blockchain causará o mesmo impacto nas soluções tecnológicas que a internet trouxe às nossas vidas anos atrás; será tão ou mais disruptivo quanto.

Com ele, processos internos e externos são rastreados com total assertividade, sejam documentos ou atividades, tornando possível a definição de responsabilidades em processos, cadeias produtivas, de logística, com diversos níveis e assinaturas distintas, incluindo fabricantes, transportadores, centros de distribuição etc. Todo sistema que demandar interoperabilidade de confiança e responsabilidade entre os diversos participantes da cadeia podem contar com a tecnologia do Blockchain para resguardar processos e fluxos, com absoluta segurança.

As novas e cada vez mais exigentes regulamentações de rastreamento de produtos (medicamentos na sua cadeia total de produção, logística e venda, por exemplo), fazem do Blockchain a solução ideal para esse tipo de demanda.

Como as empresas estão se relacionando tecnologicamente de maneira direta e integrada, o Blockchain potencializa o avanço desse ambiente de informações altamente democratizadas, sem muitos intermediadores. Trata-se da tecnologia ideal para tornar viável o novo mundo compartilhado, transparente e, acima de tudo, funcional.

As checagens e confirmações das transações efetuadas pelo Blockchain são aparentemente simples, mas respaldam, de maneira segura e única, processos que, pelas vias tradicionais, demorariam muito mais para serem verificados. E, muitas vezes, não teriam a mesma confiabilidade.

Ingressamos numa era onde as empresas estão numa Jornada de Transformação Digital, onde dados são um diferencial estratégico e se movimentam com velocidade e segurança, mas, como atingir esse objetivo? O caminho é o Blockchain.

Miguel Carbone, CEO da MC – The New World Technology.

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top