Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

IBM prevê leitura de pensamento e geração humana de energia até 2016

Postado em: 20/12/2011, às 14:26 por Redação

Dentro de cinco anos, a tecnologia nos levará a um mundo completamente diferente, próximo do que preconiza a ficção científica. Esra é a previsão da IBM, com base na pesquisa intitulada "Next Five in Five", que traçou cinco tendências que parecem pouco factíveis no curto prazo, mas que para a gigante de TI são totalmente prováveis até 2016. "Na IBM, cruzamos, diariamente, a fronteira entre ficção científica e fatos científicos", afirmou o gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion.

A primeira das tendências plausíveis será a geração de energia dentro de casa para ser usada no consumo diário. Ou seja, a IBM prevê que as tecnologias de processamento de energia serão capazes de capturar o calor e o movimento humano para recarregar baterias enquanto se pedala em uma bicicleta ergométrica, por exemplo. Outra tendência é a tecnologia biométrica, em que se utilizam dados biológicos, como DNA ou o desenho da íris, para acessar informações pessoais. Com a evolução dos sistemas de processamento de dados biométricos, as pessoas não precisarão mais de senhas para acessar suas contas bancárias ou fazer logins.

A terceira propensão é digna de filmes de ficção. Cientistas da IBM estão pesquisando formas de interligar o cérebro de uma pessoa a dispositivos, o que permitiria a leitura de sinais nervosos. Em resumo: a leitura de pensamentos. Embora esta possibilidade possa alimentar a imaginação das pessoas e levantar questões éticas e de privacidade, a intenção é desenvolver o projeto para aplicações da TI na área de saúde, como a utilização de dispositivos para auxiliar na reabilitação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).

Por fim, a IBM aposta no fim da exclusão digital à medida que as tecnologias se tornem mais baratas e acessíveis. Um dos reflexos disso é o uso maciço de celulares – a empresa projeta a venda de 5,6 bilhões de telefones móveis nos próximos cinco anos, número que contempla 80% da população mundial atual.

A última tendência é o fim das mensagens indesejadas (spams) nas caixas de correio eletrônico das pessoas, graças à evolução de filtros de e-mail. A evolução desses sistemas irá propiciar também o envio do chamdo "spam útil" – de processos analíticos em tempo real para interpretar e integrar dados de diversas fontes, como redes sociais e preferências on-line. Assim, a TI será utilizada para apresentar e recomendar informações úteis personalizadas, entregues via e-mail em qualquer tipo de dispositivo.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top