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Intel, TIM e Magazine Luiza criam iniciativa para expandir acesso à banda larga móvel

Postado em: 20/12/2011, às 18:10 por Victor Hugo Cardoso Alves

Com o foco de criar um ambiente mais propício para a venda de banda larga e de PCs e acelerar a adoção dessas tecnologias pela população, principalmente da classe C, D e E,  Intel, TIM e Magazine Luiza fizeram uma parceria para vender de maneira combinada PCs com processadores Intel– principalmente notebooks – e um modem habilitado com internet banda larga móvel (3G) pré-paga da TIM a um custo de R$ 1,99 por dia, com acesso ilimitado. Vale ressaltar que essa é a primeira vez que alguma operadora brasileira oferta banda larga pré-paga voltada para PCs no país.

Os valores do pacote – que incluem o PC e o modem 3G – variam de R$ 899 a R$ 1399, dependendo do modelo de PC escolhido. Os produtos serão comercializado pelo Magazine Luiza em suas lojas das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba e também pelo site da varejista para todo o Brasil. 

O diretor para o segmento de telecomunicações da Intel Brasil, Augusto Campos, afirmou que a expectativa é grande em relação aos resultados da iniciativa e avalia que esta tem grande potencial para ampliar o acesso à banda larga e aos PCs para uma maior parcela da população. Inclusive, a expectativa é expandir a oferta. O executivo conta, inclusive, que a Intel já mantém conversas com outras operadoras sobre o projeto de expansão
“Queremos ampliar essa oferta para outras operadoras no futuro. Mas nossa meta inicial é fazer esse projeto dar certo.

Queremos fazer que essa oferta fique conhecida pelo usuário e que ele veja que ela é vantajosa para ele. O foco é eliminar a barreira de entrada que era o alto preço da banda larga”, pontua Campos. Analistas apontam que o maior acesso à banda larga, resultará logicamente em um crescimento das vendas de PCs. Isso porque a falta de acesso a web ainda é uma fator de impedimento para diversas pessoas adquirirem computadores, já que não faz muito sentido ter um PC sem conexão à internet. A TIM, po meio de sua assessoria de imprensa, também informa que também pretende expandir a oferta nacionalmente, atingindo outros estados.

De acordo com a Intel, a iniciativa foi bem recebida pelo governo e o Ministério das Comunicações estuda novas formas de incentivar a expansão do acesso a banda larga. "Do lado do governo, estamos estudando formas para acelerar a adoção de pacotes de dados pré-pagos. Não afastamos a possibilidade de reduzir ou isentar tributos federais para estimular essas iniciativas, com foco na oferta de banda larga as classes C, D e E”, disse Maximiliano Martinhão, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações.

Em relação aos benefícios fiscais para a ampliação da oferta de banda larga pré-paga, uma sugestão citada por Campos é a de o governo conceder isenção da cobrança do Fistel para as iniciativas de venda de banda larga pré-paga para as classes mais baixas.

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