Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Nokia dá passo para popularizar GPS no celular

Postado em: 21/01/2010, às 19:27 por Daniel Machado

Segundo a consultoria Canalys, a base global de smartphones com GPS integrado é de 163 milhões, sendo que somente em 27 milhões, ou pouco mais de 15%, os usuários utilizam, de fato, o aplicativo. Para a Nokia, que alega ter 83 milhões de celulares com GPS – ou 51% do market-share – a barreira que ainda impede o ingresso dos 75% de usuários desse contingente ao mundo da navegação GPS é a financeira. Para isso, a gigante finlandesa anunciou nesta quinta-feira, 21, que a partir desta data a navegação guiada por voz, por meio do uso do GPS em seus handsets, será gratuita em 74 países, incluindo o Brasil. Até então, o serviço era oferecido localmente ao custo de R$ 19,90 (30 dias) e R$ 145,99 (1 ano). "Com a democratização do serviço, pretendemos trabalhar outras formas de negócio que, por sua vez, gerarão novas receitas", explica Vinícius Costa, gerente de Serviços e Soluções da Nokia do Brasil. O executivo se refere ao mercado de publicidade móvel que, apesar de ainda incipiente, tem grande potencial por conta da capilaridade crescente dos dispositivos móveis no País e no mundo. A empresa já fechou parcerias com redes sociais, como Facebook, e lojas de varejo, como a Michelin. "Para a empresa é interessante saber onde um potencial cliente está e principalmente poder avisá-lo que ali no caminho tem à sua disposição um produto ou serviço desejado", diz.
Com o anúncio, a Nokia pretende, até o final de 2010, aumentar de 27 milhões para 50 milhões o número de celulares que utilizam GPS. Hoje, no Brasil, já são compatíveis com essa nova oferta o Nokia 5800 Comes With Music e o Nokia 6710 Navigator. Nas próximas semanas, a lista incluirá o Nokia N97 e, até o final abril, mais quatro produtos compatíveis farão parte do portfólio local (Nokia 5230, Nokia N97 Mini, Nokia E72 e Nokia X6), totalizando sete aparelhos. Futuramente, novos modelos serão adicionados. "Queremos que o uso do GPS em um telefone seja algo tão comum como enviar um SMS ou tirar uma foto", diz Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia. O Ovi Mapas, como é chamado o serviço de GPS da Nokia, está disponível globalmente para download imediato em dez aparelhos da fabricante e pode ser baixado em www.nokia.com.br/mapas.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top