Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tecnologia domina ranking de marcas mais valiosas do mundo

Postado em: 21/05/2013, às 18:53 por Redação

As empresas do setor de tecnologia dominaram o ranking BrandZ, estudo anual sobre as marcas mais conhecidas realizado pela companhia de pesquisas de mercado Millward Brown. De acordo com estudo publicado nesta terça-feira, 21, a Apple se manteve como marca mais valiosa do mundo ao longo do ano passado, cujo valor cresceu 1%, para US$ 185 bilhões. Em seguida, aparece o Google, que ultrapassou a IBM. O valor de marca do gigante das buscas subiu 5%, avaliado em US$ 113,66 bilhões, enquanto a IBM viu seu valor cair 3%, para US$ 112,53 bilhões.

Outra empresa de tecnologia aparece no ranking é a Microsoft. Na sétima posição, com queda de 9% no valor da marca e perda de duas posições no ranking, a fabricante de software encerrou o ano valendo US$ 69,81 bilhões. A Samsung, por sua vez, foi destaque. Com aumento de 51% no valor de marca, a fabricante coreana agora ocupa a 30ª colocação, avaliada em US$ 21 bilhões. "Lutando pela liderança no mercado de smartphones, a Samsung alimentou seu imenso ganho no valor de marca ao equilibrar um período de inovação memorável com crescimento de participação de mercado — ela investiu US$ 1,6 bilhão a mais em propaganda no ano passado", explicou o diretor da Millward Brown, Nick Cooper, responsável pela elaboração do estudo.

O ranking é realizado desde 2006 e utiliza a visão do potencial de atuais compradores de uma marca combinada com dados da saúde financeira das corporações. Por isso, Cooper adverte que, mesmo com a recente desvalorização da Apple, foram tanto a imagem como o status da companhia entre os clientes os fatores responsáveis por "fazer a diferença" e garantir sua posição no topo da lista. O valor somado das 100 marcas no ranking cresceu 77% de 2006 até hoje, somando US$ 2,6 trilhões.

As 10 marcas mais valiosas, segundo o BrandZ

Posição

Categoria

Marca

Valor de marca
2013 (US$ milhões)

Variação
no valor
de marca

Posição
em 2012
 

1

Tecnologia

Apple

185,071

+1%

1

2

Tecnologia

Google

113,669

+5%

3

3

Tecnologia

IBM

112,536

-3%

2

4

Fast Food

McDonald's

90,256

-5%

4

5

Bebidas

Coca-Cola

78,415

+6%

6

6

Telecom

AT&T

75,507

+10%

8    

7

Tecnologia

Microsoft

69,814

-9%

5

8

Tabaco

Marlboro

69,383

-6%

7

9

Cartões

Visa

56,060

+46%

15

10

Telecom

China Mobile

55,368

+18%

10

Fonte: BrandZ, 2013

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top