Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Administradora de frotas reduz 66% dos servidores com virtualização

Postado em: 21/08/2008, às 18:36 por Tatiane Seoane

Para eliminar a necessidade de adquirir um novo servidor a cada criação de um serviço, a LeasePlan, empresa de leasing de veículos e gestão de frotas, decidiu implementar um projeto de virtualização, que reduziu em 66% o número de máquinas necessárias para operar como servidores web, de e-mail e de antivírus, entre outros. A solução foi desenvolvida com o apoio da Strattus Software, distribuidora de licenças da VMware no Brasil.

"As novas máquinas utilizam apenas 5% da sua capacidade", conta Rogério Pereira, analista de suporte da LeasePlan. "Com a virtualização, hegamos a um total de 15 servidores físicos."

Pereira conta que a LeasePlan precisava garantir que haveria outro servidor idêntico disponível para o caso de pane – medida exigida tanto pela matriz da empresa quanto pelo Banco Central, já que a LeasePlan também atua como banco. "Também era preciso garantir alta disponibilidade dos servidores web, em função dos clientes que contam com acesso a uma extranet para diversas funções, inclusive o sistema de controle de manutenção dos veículos, que oferece aprovação eletrônica de transações", explica ele.

Na busca de uma solução, em 2006, Pereira começou a estudar a alternativa de virtualizar os servidores. O projeto piloto teve no início no ano seguyinte. Segundo o executivo, mesmo com apenas quatro profissionais de TI na empresa, não existiram dificuldades com a implementação. "Nós utilizamos um painel de desenvolvimento próprio para administração do atendimento aos clientes, baseado em um servidor específico. Durante a virtualização, esse sistema era um dos itens que mais preocupava, pelo tamanho e complexidade do servidor", conta Pereira.

De acordo com ele, para a implantação foi emitido um alerta aos usuários de que o servidor estaria indisponível durante um fim de semana. A migração foi feita e na segunda-feira o servidor virtualizado já estava funcionando. Outras máquinas disponíveis foram utilizadas como estações de trabalho diferenciadas para aplicações mais exigentes.

Atualmente, a LeasePlan conta com 25 servidores, que rodam em cinco servidores físicos, e com isso, mais de 95% dos sistemas da empresa já estão virtualizados – dez máquinas deixaram de ser utilizadas pelos servidores.

Segundo Pereira, a solução beneficiou desde os processos de documentação dos 1,2 milhão de veículos que a companhia administra, até o controle de troca de pneus e o abastecimento de combustível. Para isso, ela conta um banco de dados DB2 que roda em um servidor iSeries, da IBM.

O projeto permitiu ainda a redução de custos com hardware, o que levou a empresa a carrear o orçamento para a compra de software e consultoria. Até o fim do ano, a virtualização será implementada também na filial mexicana da companhia. "O objetivo é reduzir para cinco os 15 atuais servidores", conta Pereira.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top