Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Furnas instala sistema de comunicação sem fio em linhas de alta tensão

Postado em: 21/08/2008, às 18:57 por Redação

Flexibilidade e redução dos custos de comunicação na área de operação e manutenção das linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão. Estes foram os principais benefícios obtidos pela Furnas Centrais Elétricas, estatal de geração de energia hidrelétrica, com a implantação de um sistema de comunicação sem fio desenvolvido pelo CPqD e utilizado, em caráter experimental, pelas equipes que operam e mantêm as linhas de alta tensão.

Resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento iniciado em 2006, o piloto desse sistema foi instalado na própria infra-estrutura de Furnas, em torres que interligam subestações nos municípios de Nova Iguaçu e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo a empresa, a comunicação efetuada por meio do sistema poderá trazer grande flexibilidade às atividades de operação e manutenção ao longo das linhas de transmissão, uma vez que provê acesso banda larga de baixo custo, proporcionando uma alternativa tecnológica aos sistemas celulares e aos rádios VHF.

O sistema desenvolvido pelo CPqD foi implementado com a tecnologia Wi-Fi 802.11g e utilizou uma configuração composta por duas estações remotas (principal e repetidora) instaladas em duas torres. Uma delas foi interligada a um par de fibras ópticas do cabo OPGW dessa linha de transmissão de 500 kV. Os equipamentos dessas estações remotas foram alimentados por baterias e painéis solares e tiveram a função de efetuar cobertura de acesso e repetição na banda de 2,4 GHz, além de permitir a comunicação de voz, vídeo e dados sobre IP através de terminais móveis e portáteis (Wi-Fi phones, PDAs, laptops, etc.) entre a área vizinha às torres, no município de Seropédica, e qualquer outro ponto da rede corporativa de Furnas – incluindo ramais do PABX e terminais de acesso da concessionária.

O sistema ainda necessita de uma análise mais detalhada sobre os impactos técnicos e econômicos de uma implantação de maior escala. Mas em decorrência do bom desempenho e cobertura apresentados no piloto, a Divisão de Estudos de Telecomunicações de Furnas planeja aproveitá-lo para dar suporte às equipes de engenharia da empresa, que trabalharão na derivação de uma nova linha de transmissão a partir de uma das torres de Seropédica.

O engenheiro da Divisão de Estudos de Telecomunicações de Furnas, Guilherme de Figueiredo Preger, observa que a grande vantagem do novo sistema é a utilização da própria infra-estrutura da linha de transmissão. "O acesso on-line a dados com custo razoavelmente baixo garante agilidade nas intervenções da equipe para acessar bancos de dados corporativos", diz Preger.

Para ele, a equipe do CPqD foi importante no sentido de dar credibilidade em uma situação experimental pioneira. "No caso de introdução de novas tecnologias, essa credibilidade torna-se essencial para superar dificuldades e receios inerentes a novas soluções."

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top