Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Operadoras americanas restringem uso da internet

Postado em: 21/10/2005, às 21:47 por Redação

As grandes operadoras americanas de telefonia e de TV cabo estão dificultando o uso da internet para chamadas telefônicas ou download de arquivos de vídeo, de acordo com notícia veiculada hoje (20/10) pelo The Wall Street Journal.
A medida, segundo as empresas, visa coibir o excesso de compartilhamento de arquivos que reduz a velocidade das redes e prejudica outros usos da internet. Elas alegam que os usuários estão abusando do uso de banda para a transferência de arquivos e ocupando espaço demais na rede e tornando os serviços mais lentos.
A Verizon e Vodafone, por exemplo, estipulam em contrato que os clientes não podem usar o acesso em banda larga para chamadas telefônicas pela internet, enquanto as operadoras de TV a cabo estão utilizando ferramentas tecnológicas para limitar a velocidade com que um usuário pode trocar arquivos de vídeo. O jornal informa que os fornecedores de equipamentos, por sua vez, estão distribuindo software às operadoras que podem monitorar e bloquear aplicativos de telefonia pela web, transmissão de vídeos e download de fotos.
Somente em agosto, segundo a reportagem, um único usuário de banda larga consumiu um total de 1,5 terabyte, o equivalente a 1,5 mil filmes. Menos de 10% dos assinantes do canal a cabo da Time Warner consomem mais de 75% da banda disponível.
Os críticos dessas medidas dizem que as operadoras querem, na realidade, restringir a concorrência de empresas de telefonia pela web menores como a Skype e a Vonage.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top