Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Alcatel-Lucent entra no mercado de roteadores de core para Internet

Postado em: 22/05/2012, às 17:28 por Letícia Cordeiro, de Santa Clara, a convite da Alc

A Alcatel-Lucent anunciou nesta terça, 21, durante seu Technolgy Symposium que acontece essa semana em Santa Clara, na Califórnia, o lançamento de sua primeira família de roteadores de core de rede para Internet, o 7950 Extensible Routing Systems. O lançamento significa a entrada em um mercado estimado em US$ 4 bilhões anuais pelo presidente da divisão IP e chefe da estratégia de redes da fornecedora, Basil Alwan.

“Temos visto um crescimento de 50% e, em alguns clientes, de até 60% no volume de tráfego de dados nas redes das operadoras ano a ano e, com novos serviços de vídeo e conteúdos na nuvem, a inteligência das redes está indo cada vez mais para as pontas, exigindo que as redes metropolitanas tenham performance e flexibilidade tão altas quanto o core das redes”, explica Alwan.

Os novos roteadores da Alcatel-Lucent prometem aumentar em até cinco vezes a capacidade das redes, reduzindo consumo de energia em até 66% em relação aos atuais roteadores de core IP no mercado. Um único equipamento tem capacidade de 32 Terabytes e os primeiros produtos começarão a ser entregues no terceiro trimestre.

“Estamos trabalhando com as operadoras há mais de sete meses, já temos os primeiros pedidos, estamos com 7 a 10 clientes em negociação e devemos fechar o ano com cerca de 20 clientes para esses roteadores de Internet”, estima Alwan.

O executivo reconhece que as operadoras não devem fazer a substituição dos equipamentos de rede já instalados no core de suas redes, mas vê oportunidade para os novos roteadores da Alcatel-Lucent na medida em que são necessárias expansões de rede, levando inteligência cada vez mais para perto dos clientes finais. “O grande atrativo é a flexibilidade e escalabilidade da plataforma, que permite que seja implementada de pequenas a grandes operações”, assegura Alwan.

Verizon

O vice-presidente de planejamento de rede global da Verizon, Ihab Tarazi, esteve presente no lançamento do produto e revelou que a operadora adotará os novos roteadores nas expansões de capacidade de suas redes metropolitanas. “Temos um roadmap agressivo, com planejamento de oferecer velocidade mínima de 10 Gbps em toda a rede, além de começar este ano a promover acessos IP e Ethernet a 100 Gbps e convergindo todas as aplicações de acesso em uma única rede”, conta Tarazi.

Outro projeto que também adotará os novos roteadores IP, de acordo com Alwan, é uma rede de pesquisa científica do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Divisão IP

A divisão IP da Alcatel Lucent foi iniciada há oito anos e hoje representa, de acordo com Alwan, um negócio de US$ 2 bilhões ao ano, com market share de 25% no que se refere aos roteadores edge, usados para gerenciar conexões banda larga e qualidade de serviço para clientes residenciais e corporativos.

Apenas na América Latina, de acordo com o executivo responsável pelas Américas, Robert Vrij, o crescimento da divisão IP alcançou nada menos do que 203% no último trimestre em comparação ao primeiro trimestre de 2011.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top