Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Comunidades móveis terão 174 milhões de usuários em 2011

Postado em: 22/06/2007, às 22:55 por Fernando Paiva

Os chamados sites de relacionamento, que tanto sucesso fazem na Internet através de serviços como Orkut, MySpace e Facebook, estão migrando para a telefonia celular.O tema foi um dos mais debatidos no Brew Conference 2007, realizado esta semana em San Diego.

De acordo com uma pesquisa da ABI Research, existem hoje 50 milhões de pessoas mundialmente que participam de comunidades virtuais móveis. Em 2011, a projeção é de que esse número salte para 174 milhões de usuários.

Porém, o modelo de negócios e o caminho que será trilhado por esse segmento ainda não estão claros. Várias questões permanecem em aberto. Uma delas diz respeito a quem irá liderar essa área na telefonia celular: os atuais sites de relacionamento da internet; as operadoras; ou novos serviços nascidos no mundo móvel? Na opinião do diretor de mobilidade do Facebook, Jed Stremel, há espaço para todos. Mas ele pondera que os sites de relacionamento criados por operadoras têm um limitador relevante: só permitem a interação entre assinantes da mesma empresa.

?No Facebook você cria um perfil real, onde adiciona seus amigos da vida real, mesmo aqueles que não têm celular?, compara.

Vale lembrar, porém, que a maioria desses sites de relacionamento de sucesso da internet não pretendem competir com as operadoras no mundo móvel. ?Não queremos transformar as operadoras em meros canos para o tráfego de dados. Elas são parceiras importantes na divulgação do serviço?, explica o diretor de desenvolvimento de negócios do MySpace, Brandon Lucas. O MySpace lançou uma versão móvel em dezembro passado nos EUA com exclusividade para assinantes da Cingular.

A presença ainda tímida dos sites de relacionamento da web no celular estimulou nos últimos anos o surgimento de ferramentas similares nascidas para atender o mundo móvel. É o caso de alguns serviços desenvolvidos pela européia Atchik-Realtime.

Outro exemplo é a Juice Wireless, que criou um serviço de comunidade voltado principalmente para publicação e troca de fotos e vídeos, o ?Juice Caster?. Por apenas US$ 2,99 por mês o usuário pode publicar quantas fotos e vídeos quiser. O conteúdo pode ser acessado tanto por outros celulares quanto através de um site na internet.

Comunidades de gamers

Começam a surgir iniciativas para segmentar os sites de relacionamento em comunidades temáticas. A Qualcomm, por exemplo, criou uma solução para construção de um site de relacionamento para jogadores de games de celular. A idéia é que cada jogador crie um perfil e possa dialogar através do aplicativo com outros usuários da mesma operadora.

O sistema arquivaria informações como o desempenho de cada jogador em cada jogo disponível na operadora e suas posições nos respectivos rankings. Todas essas informações podem ser acessadas pelos usuários inscritos na aplicação.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top