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Tecnobank oferece solução que monitora recall de veículos

Postado em: 22/06/2016, às 21:57 por Claudiney Santos

O recall de defeitos automobilísticos, cada vez mais comum e crescente, foi a oportunidade de mercado vislumbrado pela Tecnobank, que desenvolveu uma plataforma, a Consulta Recall, que cadastrou os chamamentos realizados desde 1999 no país de toda a frota de mais de 90 milhões de carros no pais.

Segundo Renato Virches, diretor da empresa, o Denatram, órgão federal que regulamenta o trânsito, discute a criação de uma regulamentação que obriga o registro de restrição em veículos que apontam os problemas ocorridos e se o proprietário realizou as reparações apontadas.

"Ela permite melhor controle sobre os possíveis problemas relacionados às apólices de seguros, pois é comum o proprietário não ter conhecimento do recall, e muitas vezes, mesmo tendo conhecimento não faz os reparos, aumentando os riscos inerentes", explica.

A confirmação dos veículos sujeitos ao recall pode ser consultada apenas com a chapa dos mesmos, pois a plataforma da Tecnobank faz a correlação entre os chassis e o licenciamento nos Detrans estaduais.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacom), 69% das campanhas de chamamento realizadas no Brasil em 2015 envolveram a indústria automobilística. O total de veículos envolvidos em recalls no ano passado foi de 2,81 milhões, conforme dados do Procon-SP, que atribui à falha no sistema de airbag o principal motivo para essas convocações.

A partir da placa ou do chassi do veículo, a Consulta Recall disponibiliza ano, modelo, marca e mostra os detalhes de todos os recalls pelos quais o carro passou, ou deveria ter passado. É possível saber a data dos chamamentos, as razões para a convocação e os riscos que o problema traz à segurança dos usuários do veículo, por meio da disponibilização da íntegra do comunicado divulgado pela montadora.

Virches diz que a solução hospedada no datacenter da UOL Diveo é oferecida na nuvem como serviço e cobrada por consulta realizada.

eGerencie

Outro produto da empresa é o sistema eGerencie que monitora mais de 100 mil veículos, trazendo dados sobre débitos e restrições. Pela ferramenta é possível o conhecimento de diversas bases de dados, como débitos (IPVA, licenciamento, DPVAT e multas), restrições (administrativas, financeiras, tributária e judiciária), precificação atualizada dos veículos pelas principais tabelas de preço do mercado, dentre outras informações.

O sistema pode ser alimentado tanto com dados oferecidos pela Tecnobank quanto pelos próprios clientes, sendo totalmente customizado, permitindo atualizações com periodicidade determinada de acordo com a necessidade de cada organização.

"Ela permite melhor controle sobre os possíveis problemas relacionados às garantias do financiamento, confirmação automática de dados cadastrais e outras informações do veículo; maior agilidade operacional nas diferentes etapas de formalização e pagamentos, além de processamento das informações de forma automática e eletrônica", explica o executivo.

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