Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Prodest desenvolve software para monitorar rede de fibra óptica

Postado em: 22/08/2011, às 16:50 por Redação

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) criou um programa para monitorar, em tempo real, o funcionamento da Rede Metro.ES/Metrovix, que já interliga com fibra óptica 18 órgãos estaduais em Vitória.
O recurso é usado para agilizar a implantação da Rede, que possui aproximadamente 100 pontos de acesso e deverá estar em pleno funcionamento até o final deste ano. Outro benefício é ter um controle exato da quantidade de dados que trafegam pela estrutura.
Hospedada no Data Center do Prodest, a ferramenta também detecta eventuais problemas que podem acontecer como o mau desempenho dos equipamentos ou o rompimento dos anéis que formam a Metro.ES/Metrovix.
Na avaliação do presidente do Instituto, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o software faz uma análise eficiente da performance da Rede. "O programa contribui para que o suporte a essa estrutura seja feito de forma rápida, o que minimiza os impactos de eventos prejudiciais ao bom funcionamento".
Foram investidos R$ 9,77 milhões na Metro.ES/Metrovix, que possui 55 quilômetros de extensão. A redução de custos com telecomunicações (links de dados para internet e telefone) e o uso da videoconferência estão entre os principais benefícios a serem consolidados.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top