Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

TDec incrementa capacidade de processamento de rede da Forjas Taurus

Postado em: 22/08/2011, às 16:54 por Redação

Empresa 100% brasileira com atuação em mais de 70 países, a gaúcha Forjas Taurus, fabricante de armas, capacetes para motociclistas, forjados e máquinas de grande porte promoveu um salto qualitativo ao seu ambiente de redes de dados. Hoje, aplicações de e-mail, telefonia, áudio e videoconferência, mensagens instantâneas e aplicativos de negócio trafegam em sobre uma Rede IP local ou de longa distância, em função de novos equipamentos de core recentemente adquiridos para suportar o crescimento continuado da companhia e seus projetos de expansão. A nova topologia de rede foi orientada pela TDec Network Group, atual parceiro de tecnologia da Taurus, e as atualizações do ambiente foram projetadas em três etapas.
No começo deste ano, o ambiente que interliga a matriz da empresa em Porto Alegre, RS, a todo o seu complexo industrial – com cinco unidades fabris locais estabelecidas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia, e uma nos Estados Unidos -, começou a apresentar problemas. "Tivemos um crescimento de 60% no número de usuários da rede devido ao crescimento dos negócios e vínhamos enfrentando muita lentidão e quedas no sistema", conta Biagio Caetano, CIO da Forjas Taurus. "Buscamos identificar e solucionar os problemas, mas não tínhamos um diagnóstico efetivo. Estávamos operando no limite, com apenas 30% da nossa capacidade, em um ambiente instável e enfrentando muita irritabilidade dos usuários pelas frequentes interrupções.", completa o executivo.
Segundo Caetano, a partir de uma conexão remota foi identificado o problema principal que impactava a rede: o switch central não mais suportava o alto tráfego de dados e voz local e em links contingenciados de 2Mbps para cada uma das plantas da Taurus. "A TDec enviou um engenheiro de redes para Porto Alegre, trazendo um equipamento de testes para substituição provisória e restabelecendo a disponibilidade do sistema. Nós praticamente não tivemos que explicar muito. O atendimento da TDec foi magistral.", observa o CIO da Taurus.
Esta foi a primeira fase do projeto contratado – em caráter emergencial. A partir daí, a equipe de engenharia de redes da prestadora de serviços e os gestores de TI da Taurus montaram juntos um novo plano para reconfigurar o ambiente, que demandou a aquisição também de novos equipamentos de distribuição que já foram substituídos, concluindo a fase II do novo plano de TI. "Nos próximos 90 dias devemos concluir a implementação de uma fase mais crítica, concluindo a fase III do projeto que determina as regras de segurança em nível de hardware para toda a rede", informa Biagio.
José Valter Távora de Castro Junior, diretor presidente da TDec Networks Group comenta: "muitas empresas do porte da Forjas Taurus têm enfrentado as mesmas dificuldades devido ao aumento da necessidade de processamento de dados. Elas fazem tudo como manda o figurino, executando os procedimentos recomendados, gerenciando os alertas, mas não conseguem identificar o real problema do ambiente por falta de um atendimento integrado e adequado de seus fornecedores de equipamentos. Hoje a nova estrutura de Rede IP da Taurus está preparada para os próximos anos. Contempla uma solução turn key, com equipamentos de redes confiáveis e adequados às demandas dos negócios da empresa".
Para o CIO da Taurus, algumas lições devem ser aprendidas no processo. "O mapeamento da rede torna-se mandatório para que se consiga ter um diagnóstico correto, mas isso requer um parceiro de tecnologia especializado como a TDec, que faz toda a diferença. Antes nós tratávamos diretamente com os fabricantes de equipamentos e, sinceramente, sofremos duras penas quando os problemas surgiram, sem conseguir que nos atendessem em diversas tentativas de contato. A área de TI da Taurus é vista como um todo e as regras agora são as mesmas para todas as unidades da companhia. Pelo seu pronto atendimento e por saber exatamente aquilo que faz, a TDec torna-se o nosso fornecedor de confiança e isso é muito animador.", conclui Caetano.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top