Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Gasto maior de energia de data center é com equipamentos de TI, diz estudo

Postado em: 22/10/2007, às 19:48 por Redação

Pesquisa realizada para avaliar a eficiência no uso de energia em data centers, feita com mais de 150 empresas membros do Data Center Users? Group (DCUG), um grupo que reúne gerentes de TI, data centers e engenharia ? inclusive de empresas brasileiras ?, formado pela Emerson Network Power, fabricante de sistemas de energia para CPDs e telecomunicações, revela que a maior das companhias efetuou melhorias operacionais para aumentar a eficiência no consumo da energia.

O levantamento constatou, também, que 77% configuraram seus data centers com corredores quentes e frios para aumentar a eficiência, 65% usaram painéis de isolamento para minimizar a recirculação de ar quente e 56% isolaram o piso para evitar perda de resfriamento. A pesquisa também mostrou o crescimento no uso do modelo computational fluid dynamics (CFD), que busca identificar os pontos quentes e aperfeiçoar o fluxo de ar pelos equipamentos, e observou que 25% das empresas já conduziram uma análise CFD em suas infra-estruturas.

De acordo com a pesquisa, os desafios que os profissionais de data centers enfrentam, enquanto tentam reduzir o uso de energia, abrangem: falta de prioridade na gerência (40%), não entendimento da relação custo/benefício (36%), recusa em arriscar a confiabilidade (35%) e falta de comunicação entre TI e infra-estrutura (33%).

A pesquisa mostra, ainda, que, em média, 60% da carga elétrica do data center é usada para suprir os equipamentos de TI, com aproximadamente 56% dessa carga sendo usados por servidores, 27% por unidades de armazenamento e 19% por equipamentos de rede. Além disso, 41% dos entrevistados disseram que o uso de energia de seus data centers não é medido separadamente do resto dos equipamentos e também observaram que não têm um equipamento separado para seus data centers.

Além disso, o estudo detectou que 81% dos entrevistados acreditam que, em 2012, precisarão aumentar a capacidade de seus data centers, apesar de 64% terem atualizado ou criado data centers nos últimos cinco anos. Mais de um quarto (27%) acredita que, apesar da consolidação e do uso da virtualização, o inventário de servidores irá aumentar nos próximos cinco anos. A pesquisa constatou que a densidade média de energia por rack é de aproximadamente 6,5 kilowatts (kW), enquanto que a densidade máxima de energia em qualquer rack é de aproximadamente 12,9 kW.

A pesquisa foi complementada em conjunto com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) e o Lawrence Berkeley National Labs para apoiar o relatório recente do ?Encontro sobre eficiência no uso de energia por servidores e data centers?, da EPA.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top