Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

ONG quer que UE impeça compra do MySQL pela Oracle

Postado em: 22/10/2009, às 12:25 por Redação

O acordo da Oracle para comprar a fabricante de software e servidores Sun Microsystems, em uma transação avaliada em mais de US$ 7 bilhões, continua gerando manifestações desfavoráveis no mercado europeu. Agora é a vez da organização Open Rights Group, que defende a liberdade de expressão, inovação, privacidade e criatividade na internet, pedir que os órgãos reguladores antitruste da União Europeia não aprovem o negócio.
A ONG enviou carta à Comissão Europeia na qual manifesta sua posição contraria ao controle do MySQL pela Oracle. O documento foi encaminhado à comissária de concorrência do órgão, Neelie Kroess.
No texto, que foi publicado no site da Open Rights Group e assinado também pelo fundador do Free Software Foundation, o evangelhista Richard Stallman, a entidade diz que a aquisição do MySQL pela Oracle irá limitar o desenvolvimento das funcionalidades e desempenho do banco de dados de código aberto. A ONG britânica avalia que serão causados danos profundos para aqueles que usam o MySQL para aplicações robustas.
O documento observa que a Oracle é a principal desenvolvedora de software de banco de dados do mundo, tem posição dominante no mercado e pratica preços muito elevados, obtendo lucro extraordinário.
Na visão do Open Rights Group, o MySQL vinha colocando pressão sobre os preços de banco de dados proprietários no mercado, levando Oracle e Microsoft a reduzirem a taxa de licenciamento dos seus produtos.
"A Oracle pretende adquirir o MySQL para evitar maior perda de participação no mercado de serviços e licenças de banco de dados e proteger a margem de lucro com serviços e licenças do seu software proprietário de banco de dados", argumenta a ONG no documento.
No entanto, no início deste mês, Mårten Mickos, ex-CEO da MySQL enviou documento pedindo que a Comissão Europeia libere a compra da Sun pela Oracle no continente por julgar que o negócio benéfico para os usuários de bancos de dados (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Analistas que acompanham o negócio afirmam que a Oracle precisará, talvez, fazer concessões, incluindo se desfazer dos negócios com o software MySQL, da Sun, para obter a aprovação da União Europeia.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top