Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ameaças para dispositivos móveis aumentam 1.200%, diz McAfee

Postado em: 23/05/2012, às 13:11 por Redação

O número de ameaças para dispositivos móveis decolou no primeiro trimestre e chegou a 8 mil, segundo o relatório da McAfee. O aumento de 1.200% em relação ao mesmo período do ano passado teve influência significativa de aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, responsáveis por 7 mil deles.

De acordo com a empresa de segurança, os dados podem ter sido afetados também pela maior capacidade de medir as vulnerabilidades em smartphones, mas isso não anula a elevação massiva dessa tendência. Curiosamente, o Symbian aparece em segunda colocação entre os sistemas operacionais mais atacados – ele ainda é forte entre smartphones de entrada da Nokia, principalmente em mercados emergentes como Índia e Brasil. O relatório aponta a China e a Rússia como as principais localidades dos servidores responsáveis por disparar os ataques.

Em relação aos PCs, o nível de crescimento de malwares se establizou e a empresa de segurança coletou 75 mil amostras no período. O destaque ficou pelo aumento consistente nas ameaças para Mac, depois de uma alta elevada registrada no meio do ano passado. O número ainda é muito inferior quando comparado aos ataques ao Windows – foram detectadas quase 300 ameaças para computadores da Apple.

A respeito dos ataques na internet, o último trimestre foi marcado por 9,3 mil novos sites maliciosos. Quando somados a spams esse número se eleva para 11 mil. A McAfee ressalta que, mesmo com tendência de queda para o número de URLs maliciosas, o número de pessoas afetadas por essa ameaça vem crescendo, devido ao maior descuido ao utilizar a internet.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top