Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Estudo da Abinee aponta queda nas vendas do setor eletroeletrônico

Postado em: 23/05/2012, às 17:27 por Redação

Os negócios do setor eletroeletrônico apresentaram arrefecimento em abril. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) junto às suas associadas, 59% das empresas tiveram queda ou estabilidade nas suas vendas e encomendas em relação ao mesmo mês do ano passado. O crescimento nas vendas foi apontado por somente 41% delas.

De acordo com o estudo, os segmentos de informática e telecomunicações tiveram declínio nos negócios, devido à retração causada pela queda de produção de bens finais e da venda de telefones celulares. Também caíram os negócios das áreas de equipamentos industriais e de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTD). Por outro lado, os setores de material elétrico e utilidades domésticas mostraram crescimento em abril.

Ainda segundo a pesquisa, 65% das companhias disseram que o ritmo dos negócios no mercado interno esteve abaixo das expectativas. Para o mês de maio, 55% das empresas estimaram que os negócios terão queda ou estabilidade em relação ao mesmo mês de 2011. Para 54% delas, a expectativa é de obter crescimento.

Em relação às importações, em avanço nos últimos anos, houve pequena retração de 0,5% devido, entre outros fatores, ao próprio esfriamento do mercado. A desvalorização do real nos últimos três meses também está contribuindo para a melhoria da competitividade das indústrias do país.

As exportações, por sua vez, já mostraram alguma reação. Porém, ainda não geraram um volume de negócios suficiente para alavancar o crescimento do setor. Portanto, a atividade da indústria eletroeletrônica permaneceu amparada pelo mercado interno. Em abril, as exportações cresceram 3,1% em relação ao mesmo período de 2011.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top