Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Florianópolis implanta rede óptica para educação e pesquisa

Postado em: 23/10/2007, às 19:15 por Redação

Na próxima quinta-feira (25/10), a capital catarinense inaugura a Rede Metropolitana de Florianópolis (Remep), uma rede de fibra óptica que será composta por 20 instituições, entre unidades de ensino e pesquisa e pontos da prefeitura e do governo de Santa Catarina, que estão investindo recursos próprios para participar da rede.

A Remep é fruto da iniciativa Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep) do MCT, coordenada pela RNP, cujo objetivo é implantar em todo o país redes metropolitanas baseadas em tecnologias ópticas para ampliar a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê da RNP.

A implantação da rede de Florianópolis consumiu investimentos de R$ 930 mil, feitos pela Finep e o governo do estado de Santa Catarina, através da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). O projeto também teve apoio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Dos 74 quilômetros de extensão de rede, 30 quilômetros foram construídos pela Redecomep e 44 quilômetros complementados pelo governo do estado. A rede conta também com uma conexão sem fio, baseada em tecnologia WiMAX, que interliga alguns pontos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Remep vai permitir a transferência de grande volume de dados relacionados à meteorologia que, em Santa Catarina, são processados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A rede tornará possível também o projeto de transmissão de programas da TV da UFSC, direto do campus da universidade, para a TV Cultura. Na área de saúde, a Remep beneficiará o projeto Cyclops no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da UFSC.

O Cyclops é um projeto binacional entre Alemanha e Brasil que, desde 1997, vem desenvolvendo projetos de suporte ao diagnóstico médico radiológico, através de pesquisas em áreas como banco de dados de imagens médicas, telemedicina e workflow médico-hospitalar. O hospital da UFSC faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), outra frente de atuação da RNP.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top