Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

CGI, Anatel e teles firmam acordo para reduzir número de spams

Postado em: 23/11/2011, às 18:43 por Redação

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), o SindiTelebrasil e a Anatel assinaram um termo de cooperação com o objetivo de diminuir o número de spams enviados de computadores brasileiros e fazer o Brasil deixar de ser um dos maiores países em envio de spams. Para tanto, será implantado o bloqueio da chamada Porta 25, que é uma das saídas de e-mail por onde trafega a maioria desses spams, que vão diretamente para o destinatário sem a exigência de autenticação pelo servidor. A medida já vem sendo adotada há algum tempo por provedores de acesso.

A expectativa do SindiTelebrasil com esse trabalho é reduzir, em um ano, o tráfego de spams em até 90% e, adicionalmente, melhorar a imagem do Brasil, apontado como uma das maiores fontes de spam do mundo. Segundo levantamento do CGI.br, o Brasil foi o quarto no ranking mundial dos países que mais enviaram spams no período de janeiro a março de 2011, com 6,4% do total mundial.

Ainda de acordo com o Comitê, mais de 90% dos spams são destinados a redes de outros países. Neste caso, o bloqueio deverá também contribuir para desafogar a infraestrutura brasileira de banda larga, impedindo que mensagens indesejadas consumam banda destinada ao usuário. Segundo levantamento do CGI.br, para cada spam consome-se duas vezes a banda internacional, para entrada no Brasil e volta ao exterior.

Além de gerar uma economia de banda, a medida evita também aumento dos custos operacionais, como, por exemplo, os gastos com equipamentos de proteção. O acordo permitirá ainda uma melhora para o consumidor final tanto no uso de recursos do computador quanto nas condições de utilização da rede.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top