Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Symantec lança solução de segurança para Instant Message em cloud

Postado em: 23/11/2011, às 19:11 por Redação

A Symantec anuncia a disponibilidade do Symantec Instant Messaging Security.cloud (IMS.cloud) compatível com Microsoft Lync, tornando-se um dos primeiros provedores SaaS a oferecer suporte para usuários dessa plataforma, o que ajuda as organizações que se comunicarem via mensagens instantâneas a solucionar os problemas de segurança e conformidade.
O IMS.cloud faz a varredura de mensagens e anexos buscando malware, bloqueia URLs maliciosas, protege as empresas contra perda de dados e faz o registro das mensagens para fins de conformidade, sem a necessidade de software e hardware adicionais. 
Uma pesquisa recente da Symantec sobre o uso de mensagens instantâneas (IMs) nas empresas identificou que elas constituem um risco significativo para as organizações. Aproximadamente 60% dos entrevistados usam as IMs para se comunicar com contatos fora da organização, e 43% as usam para compartilhar conteúdo não relacionado ao trabalho. Outros 29% relataram usar as mensagens instantâneas para enviar informações sobre as quais não gostariam que seu chefe tivesse conhecimento.
"As mensagens instantâneas estão se tornando uma ferramenta popular para comunicação interna e externa em organizações de todos os portes. De acordo com o Symantec Intelligence, um em 11,3 links enviados por meio de IMs fazem conexões com sites maliciosos, ao passo que a nossa pesquisa Symantec Instant Messaging revelou que menos da metade das organizações pesquisadas têm controles adequados para monitoramento de mensagens instantâneas.
A natureza casual das IMs associada à tendência de menosprezar a segurança dessas mensagens deixa as organizações suscetíveis à quebra de conformidade, à perda de dados e à infecção por malware. O IMS.cloud elimina o risco das mensagens para que as empresas possam atender à demanda dos usuários pelas mais recentes tecnologias, assegurando um ambiente de trabalho colaborativo e flexível a qualquer hora de qualquer lugar," afirma Tom Powledge, vice-presidente de produtos da Symantec.cloud.
O IMS.cloud foi desenvolvido para analisar todas as mensagens instantâneas enviadas ou recebidas pela organização. A solução verifica se há nas mensagens recebidas, incluindo os anexos, vírus, worms e URLs que possam levar a sites maliciosos. Todas as mensagens que chegam e saem também são avaliadas de acordo com políticas de uso aceitável da organização. Qualquer mensagem que seja maliciosa ou suspeita ou então viole as políticas corporativas é automaticamente bloqueada e o usuário, notificado.
As ferramentas de mensagens instantâneas ajudam as empresas a elevarem os níveis de produtividade e a serem mais ágeis, dão apoio aos profissionais móveis e remotos e aumentam a eficiência operacional. No entanto, esses canais de comunicação com contatos externos sem a segurança o controle adequados podem expor as organizações a riscos judiciais e de segurança.
"As mensagens instantâneas no local de trabalho estão se tornando onipresentes tanto para comunicação interna quanto externa em organizações de todos os portes. Mas essa popularidade é uma das razões pelas quais as organizações ficam vulneráveis aos riscos que acompanham o uso de programas-cliente de IM. As IMs corporativas precisam dos mesmos níveis elevados de proteção contra malware e da conformidade normativa exigida nos e-mails e nos serviços Web. Os serviços de segurança baseados na nuvem podem oferecer essa proteção,”  afirma Chris Christiansen, vice-presidente de produtos e serviços de segurança do IDC.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top