Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Telefônica cria empresa para incentivar inovação aberta

Postado em: 23/11/2011, às 19:13 por Claudiney Santos

Com o propósito de incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras na área de tecnologias da informação e comunicações (TICs) que possam se transformar num bom negócio, a Telefônica Digital anunciou nesta quarta-feira, 23, a criação da Wayra, subsidiária que deverá ser constituída em São Paulo até o fim do ano, com capital de US$ 500 mil para investir em dez empresas selecionadas num concurso que terá 30 finalistas, cujo resultado será conhecido nesta sexta-feira.

A Wayra (que significa vento na língua andina indígena quíchua) foi criada em abril deste ano pela operadora espanhola para incentivar a inovação aberta e já está instalada em seis países da América Latina, com previsão de abertura de mais um escritório na Venezuela ainda neste ano e outro no Chile, no ano que vem. Segundo Gonzalo Martín-Villa, diretor da Wayra, nesse período a empresa já recebeu mais de 5 mil projetos, dos quais 528 no Brasil. Deles, quatro já estão prestes a se materializarem e serem integrados ao sistema Telefônica, que tem uma base potencial de 300 milhões de clientes globalmente.

A condição exigida pela Wayra para financiar o projeto é ter 10% de participação no capital da empresa empreendedora, que não pode ter mais de dois anos de criação nem ter recebido mais de US$ 100 mil de investimento e ter preferência de compra. "A maioria dos inscritos, cerca de 80%,  geralmente nem tem empresa constituída. São empreendedores realmente iniciantes", explica Martín-Villa.

As dez empresasselecionadas, cujos nomes serão revelados no evento Open Innovation 2011, promovido pelo Open Innovation Center Brasil, tem entre os finalistas projetos de redes sociais, comércio eletrônico e apps móveis. "Apesar de não haver restrição, nosso interesse, além desses assuntos, é sobre projetos em áreas como machine to machine (M2M), e-health, sustentabilidade e inovação social", acrescenta o executivo.

Para incubar os projetos, a Telefônica está montando um local em São Paulo, próximo da futura nova sede da operadora, que deverá entrar em funcionamento em meados do ano que vem. Depois dos países latinos, a Wayra deverá se instalar em países da Europa, onde a operadora já esta estabelecida, começando pela Inglaterra, país onde a Telefônica Digital montou recentemente um centro de desenvolvimento.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top